Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
Buscar
Fechar [x]
GERAL
13/01/2022 14h51

Alerta para calor intenso nos próximos dias é emitido pela Defesa Civil

Aviso de hoje indica extremos superiores aos 40°C no Litoral Sul, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Atenção aos cuidados com a saúde!

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) emitiu nesta quinta-feira (13) um aviso meteorológico para o nível de atenção devido ao calor intenso que deve atingir o Estado durante os próximos dias. A onda de calor atuará em SC e deve persistir até o próximo dia 19. 

Segundo o meteorologista chefe da Defesa Civil, Murilo Fretta, regiões como o Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Litoral Norte podem registrar extremos superiores aos 40 graus (mapa). Para a região da Grande Florianópolis e Planalto, os termômetros deverão passar dos 30 graus.

Monitoramento

A Defesa Civil, por meio da Diretoria de Gestão de Risco, monitora em tempo real o sistema que provoca a onda de calor. Avisos são emitidos nas redes sociais e pelo serviço de SMS (foto abaixo).

Os alertas por SMS fazem parte de um serviço gratuito onde a população recebe os avisos e alertas sobre riscos e desastres na localidade registrada.

Cuidados com a saúde

Durante esse período, a DCSC orienta que os cuidados devem ser redobrados com crianças, idosos, portadores de doenças crônicas e pets.

7 dicas para dias de calor intenso

1 - Hidratação em primeiro lugar

A sede é um sintoma tardio de falta de água, significa que o corpo já está sofrendo uma pequena desidratação. Então beba água aos poucos durante todo o dia.

2 - Alimente-se saudavelmente

Algumas frutas e vegetais apresentam grandes quantidades de água em sua composição. Além de serem ricas em líquidos, as frutas e verduras são fonte de potássio, mineral que precisa ser resposto quando há uma produção de suor muito intensa.

3 - Exercícios físicos

Quanto mais intensa e longa for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ou bebida isotônica ingerida.

4 - Use roupas leves

Evite tecidos sintéticos, que atrapalham a evaporação da transpiração.

5 - Para dormir fresquinho

Tomar um banho frio antes de deitar e evitar alimentos como chás e leite quente. O ideal é usar roupas de dormir frescas, manter o quarto arejado com as janelas abertas e não usar qualquer tipo de cobertor.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

6 - Transpirando demais?

Recomenda aplicar um antitranspirante logo após o banho, pois ele obstrui os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor.

7 - Fuja do sol!

A temperatura corporal interna de uma pessoa deve ser de 37º C, independente do horário do dia. Para que o corpo não perca muito líquidos no esforço de se manter essa temperatura ideal, evite ficar exposto ao sol, principalmente das 10 às 16 horas. Fonte: Clínica Big Doctor

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/JBufyOx032T3Jer


Fonte: Defesa Civil de SC
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.