Aeródromos de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, e de Dionísio Cerqueira, no Oeste, vão receber aviação executiva e emergências de saúde e segurança
Dois aeroportos que estavam desativados há décadas em Santa Catarina, sendo que um deles estava fechado desde 1992, foram autorizados a receber pousos e decolagens nesta sexta-feira (5), informou a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf).
Conforme a pasta, os aeroportos de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, e de Dionísio Cerqueira, no Oeste, vão receber aviação executiva e emergências de saúde e segurança.
Os aeroportos, de acordo com o governo estadual, passaram por estudos e obras de pavimentação das pistas, cercamento e sinalizações necessárias para atender as exigências da Agência Nacional de Aviação (Anac), além de outras ações de segurança.
O Aeroporto Ismael Nunes de São Joaquim estava inativo desde 1992. Já o Aeroporto de Dionísio Cerqueira foi fechado em 2013. Com as reaberturas, segundo a secretaria, todos os 21 aeroportos do estado podem receber pousos e decolagens.
Segundo o secretário da SPAF, Beto Martins, por causa do longo período de inatividade, os aeródromos passaram a ter novos código identificadores.
"No caso desses dois aeroportos é como se fossem dois novos aeródromos, pois o período de inatividade foi tão grande que todo o processo foi tratado como se fossem novas inscrições", comentou.
Aeroporto de Dionísio Cerqueira — Foto: Jonatã Rocha/Secom/Divulgação
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J