O município conta com 11 escolas e centros de educação infantil, atendendo quase mil alunos
Na manhã desta quinta-feira, 6, a secretária de Educação de Gravatal, Andréia de Souza Cardoso Assmann, participou do Jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM, para falar sobre os avanços e desafios na educação do município para o ano letivo de 2025.
Com 32 anos de experiência no magistério público, sendo pedagoga, professora aposentada e ex-diretora de escola em Gravatal, Andréia compartilhou as novidades e os investimentos que estão sendo feitos para garantir um ensino de qualidade na rede municipal. Um dos principais destaques foi a municipalização da Escola Geraldina Maria Tavares. A unidade foi cedida pelo Estado ao município e, desde o dia 10 de janeiro, os profissionais da Secretaria de Educação têm se dedicado à manutenção e recuperação do espaço. A escola atenderá alunos do 1º ao 5º ano, com duas turmas por série, e ainda contará com o Projeto Piloto de Ensino Integral para o 1º ano, uma iniciativa que visa ampliar as opções pedagógicas e melhorar o aprendizado dos estudantes.
“A nossa principal meta é garantir que todos os espaços e salas de aula sejam utilizados de forma eficiente. Estamos também planejando a ampliação da escola, a fim de acomodar ainda mais alunos e oferecer um ambiente de ensino de alta qualidade”, afirmou a secretária.
As aulas da rede municipal de Gravatal começam no dia 10 de fevereiro, e, para garantir que os alunos encontrem um ambiente escolar de excelência, uma força-tarefa foi organizada. “Queremos que nossos alunos se sintam acolhidos e encontrem na escola um ambiente de qualidade, onde o melhor ensino possível esteja à sua disposição”, destacou.
Atualmente, o município conta com 11 escolas e centros de educação infantil, atendendo a uma grande demanda, especialmente nas creches, que têm quase mil alunos matriculados para este ano. Para atender essa demanda crescente, os gestores das unidades escolares já realizaram processos seletivos e chamadas de concursos públicos para a contratação de novos profissionais. Andréia também mencionou que, para complementar a equipe, estão sendo organizadas contratações de monitores e estagiários nas escolas, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino oferecido.
“Ainda estamos ajustando alguns processos, pois alguns professores estão participando de seleções em outras cidades. No entanto, esperamos ter tudo organizado até março. O nosso foco é garantir que todos os alunos recebam a educação de qualidade que merecem”, explicou a secretária.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J