Joana Lessa detalhou etapas do edital, análise de recursos e contratação de professores no Jornal Hora Hiper
Portal Hora Hiper
A secretária de Educação de Braço do Norte, Joana Lessa, participou de entrevista na manhã desta quarta-feira, 21, ao Jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM 96,7. Na ocasião, ela esclareceu dúvidas sobre o processo seletivo para contratação de professores, que gerou questionamentos após a divulgação da classificação e a manifestação pública de uma professora.
Segundo Joana, o edital começou a ser elaborado em outubro por uma comissão organizadora, sem participação direta da Secretaria de Educação ou do prefeito. Após a publicação, foi emitida uma errata com base em sugestões e questionamentos encaminhados à comissão, que analisou os pedidos sem promover mudanças estruturais no processo.
Após a aplicação da prova e a divulgação da primeira classificação, surgiram questionamentos relacionados à prova de títulos, especialmente nas áreas de Atendimento Educacional Especializado e professor bidocente. A secretária explicou que o edital exigia habilitação específica, como formação ou complementação na área da educação especial. Algumas especializações apresentadas foram consideradas apenas como habilitação para o cargo, não gerando pontuação adicional, o que motivou os recursos.
Diante da situação, a empresa responsável pelo processo seletivo entrou em contato com os candidatos que recorreram, e uma reunião foi realizada nesta quarta-feira, 22, com a comissão organizadora e a presença da Câmara de Vereadores. Como encaminhamento, foi definida a emissão de uma declaração para garantir que nenhum profissional fosse prejudicado, assegurando habilitação e pontuação corretas para a chamada da próxima semana. O processo contou com mais de mil inscritos, com 38 recursos apresentados e 20 deferidos. As escolhas de vagas ocorrem na próxima segunda, terça e quarta-feira, na Escola Antônio Rodhen.
Retorno das aulas e colônia de férias
Durante a entrevista, a secretária informou ainda que as aulas na rede municipal de ensino iniciam em 19 de fevereiro. Os profissionais retornam às atividades no dia 2 de fevereiro, e a colônia de férias foi prorrogada até 13 de fevereiro.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.