Serão oportunidades em 14 cursos técnicos das áreas de tecnologia, produção alimentícia, industrial e infraestrutura
O Governo de Santa Catarina divulgou mais 4.729 novas vagas em cursos técnicos para o programa Catarinense Técnico (CaTec), destinado a estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. A carga horária dos cursos técnicos varia entre 800 e 1.300 horas/aula.
Serão oportunidades em 14 cursos técnicos das áreas de tecnologia, produção alimentícia, industrial e infraestrutura e que devem ser ofertados nos municípios de Joinville, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, São Bento do Sul, Joaçaba, Palhoça, Rio do Sul e São Miguel do Oeste, bem como nas cidades limítrofes destes municípios. Os interessados podem obter mais informações na sua escola, já que as matrículas no CaTeC já estão sendo divulgadas pelas instituições.
“Esse é mais um programa idealizado pelo nosso governador Jorginho Mello, voltado para melhoria do ensino e o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina. Tivemos bons índices em 2024 e estamos trabalhando para que 2025 seja ainda melhor”, destaca o secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon.
Após a criação do CaTec, no início de 2024, as matrículas de estudantes em cursos técnicos na Rede Estadual de Ensino aumentaram 150%. O programa do governo estadual possibilita que os estudantes concluam o Ensino Médio com o diploma e, pelo menos, uma certificação técnica.
Por meio de iniciativas inovadoras como esta, a Secretaria de Estado da Educação (SED) reforça seu compromisso com a educação profissional e tecnológica dos jovens catarinenses e amplia ainda mais a variedade de cursos técnicos, bem como os locais e turnos das ofertas para que os estudantes do ensino médio tenham oportunidade de cursar mais um itinerário formativo durante o percurso do ensino médio.
Além da preparação para a próxima etapa da vida, essa combinação do ensino médio com o curso técnico também possibilita que estudantes experimentem uma carreira antes de começar um curso superior, principalmente para os jovens que desejam empreender ou que buscam uma oportunidade de se posicionarem no mercado de trabalho, a formação técnica abre portas para o tão sonhado sucesso profissional construindo desde cedo a sua carreira.