Segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Buscar
Fechar [x]
EDUCAÇÃO
28/09/2025 17h32

Santa Catarina tem a segunda menor taxa de analfabetismo do país

O estado registrou taxa de analfabetismo de 1,9%, ficando atrás somente do Distrito Federal, que apresentou 1,8%

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo/ SECOM

Santa Catarina registra a segunda menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas com 15 anos ou mais. Os dados compõem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo IBGE. A modalidade Educação é anual e os últimos resultados referem-se ao segundo trimestre de 2024.



Santa Catarina registrou taxa de analfabetismo de 1,9%, ficando atrás somente do Distrito Federal, que apresentou 1,8%. No Brasil, a média de analfabetismo foi de 5,3%, três vezes maior que a registrada pelo estado catarinense.



A taxa de analfabetismo indica a proporção de pessoas que, em uma determinada faixa etária, não possuem habilidades básicas de leitura e escrita. O índice mostra quantas pessoas ainda enfrentam desafios para ler ou escrever um simples recado ou bilhete no idioma que conhecem. A pesquisa sobre a Educação da PNAD Contínua é realizada no segundo trimestre de cada ano civil, por meio de um questionário amplo, aplicado a todas as pessoas da amostra.




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercado de trabalho cada vez mais qualificado



O secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, ressalta que os resultados refletem mais um marco no desenvolvimento social do estado. “Acreditamos que alfabetização e qualificação caminham juntas para preparar indivíduos para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais qualificado e exigente. O avanço na alfabetização representa, sobretudo, dignidade, inclusão social e novas oportunidades”, declarou o secretário da Seplan.



Em 2022, Santa Catarina tinha a terceira menor taxa de analfabetismo no recorte pesquisado, empatando com o estado de São Paulo, ambos com taxa de 2,2%. Naquele ano, o Distrito Federal liderava, com 1,9%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 2,1%. Já no levantamento referente ao mesmo trimestre de 2024, Santa Catarina avançou e conquistou a segunda posição no ranking.



“Esse desempenho não é fruto do acaso. É consequência direta do compromisso assumido pelo governador Jorginho Mello, que investe continuamente em políticas públicas voltadas à valorização da educação e da formação cidadã. E não paramos por aí. Seguiremos empenhados para reduzir ainda mais a taxa de analfabetismo em todas as regiões de Santa Catarina”, afirmou Fabrício Oliveira.



Educação reforça medidas de fortalecimento da aprendizagem



A qualificação da aprendizagem dos estudantes é o principal foco do Qualifica SC, programa do Governo de Santa Catarina desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SED). O programa faz parte do movimento Educação Levada a Sério e visa a implementação de ações estratégicas voltadas à melhoria do fluxo escolar, à permanência dos estudantes e ao desempenho acadêmico, promovendo uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade.



Neste sentido, a SED instituiu o programa de Fortalecimento da Aprendizagem e está implantando a Escola de Formação de Professores e Gestores, para fortalecer a compreensão dos participantes sobre os processos de avaliação e a recomposição das aprendizagens. 



“Desde que assumi a Secretaria de Estado da Educação, a convite do governador Jorginho Mello, a qualificação da aprendizagem sempre foi um dos nossos principais focos. Lançamos o programa de Fortalecimento da Aprendizagem e a Escola de Formação de Professores e Gestores justamente para fortalecer o processo de alfabetização e desenvolver nossos estudantes e professores”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta. 



Programa Estadual de Fortalecimento da Aprendizagem é voltado especificamente para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental que ainda apresentam dificuldades de leitura ou escrita. A iniciativa prevê ações estruturadas, conduzidas por professores pedagogos, com foco em práticas contextualizadas de alfabetização e letramento, respeitando os ritmos e trajetórias de cada estudante. 



O desenvolvimento dos profissionais também será contemplado com a criação da Escola de Formação de Professores e Gestores. Entre setembro e outubro, haverá a seleção da equipe de especialistas e formadores regionais, que já realizarão a capacitação em novembro e dezembro.



Região Sul tem a menor taxa de analfabetismo



A Região Sul apresenta a menor taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 anos ou mais. O índice médio da região é de 2,7%, conforme a PNAD Contínua – Educação 2024. Santa Catarina lidera com a menor taxa no recorte geográfico, com 1,9%, seguida pelo Rio Grande do Sul (2,4%) e pelo Paraná (3,5%).





A segunda menor taxa de analfabetismo é da Região Sudeste, com 2,8%, sendo o Rio de Janeiro o estado com o índice mais baixo, de 2,0%. O Centro-Oeste, por sua vez, tem a taxa média de analfabetismo em 3,3%, com a liderança do Distrito Federal, que registra 1,8%.



Além da redução da taxa de analfabetismo, Santa Catarina também se destaca por indicadores favoráveis no mercado de trabalho. O estado registra a menor taxa de desemprego de sua série histórica iniciada em 2012, consolidando-se como referência nacional em geração de empregos. Conforme a mais recente PNAD Contínua, do segundo trimestre de 2025, a taxa de desemprego no estado foi de 2,2%, diante de uma média nacional de 5,8%. Ou seja, menos da metade do índice registrado no Brasil. Uma redução de 40,5% do desemprego no estado em relação ao mesmo trimestre de 2022. O avanço concomitante em indicadores socioeconômicos evidencia o ótimo desempenho de Santa Catarina na qualidade de vida da população.



A Seplan, por meio da Diretoria de Políticas Públicas, desenvolve estudos pormenorizados com base nos dados oficiais.



 



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação/Governo do Estado
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.