Quinta-feira, 17 de junho de 2021
Buscar
Fechar [x]
Graziele de Souza
10/06/2021 11h03

Bienal de Arquitetura de Veneza e a importância do ‘compartilhar’




por Graziele de Souza

 

Com o tema “Como viveremos juntos?”, a 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália, abriu ao público nos últimos dias.  Nesta edição, a proposta é refletir sobre a vida em comunidade, principalmente durante a pandemia de Covid-19. É com muito orgulho que o nosso escritório de arquitetura está representando a região de Tubarão na Bienal, com o projeto ‘Sharing the table’ (Compartilhando a mesa).

Projeto ‘Sharing the table’

 

A reunião em torno de uma mesa é uma tradição humana. A gente senta e não compartilha apenas o alimento, e sim, nossos conhecimentos e histórias. Refletindo sobre o futuro e pensando no tema desta edição, nossa proposta foi justamente esta: a de ressignificar esse espaço compartilhado, estimulando a troca entre as pessoas. 

 

Na nossa apresentação, nós mostramos esse conceito por meio de várias mesas, que juntas, representam um grande local de compartilhamento. Já as cadeiras, entram em uma variedade de modelos, cores e formas, representando as pessoas. Cada uma com suas características, formas e originalidade. Como acreditamos que a sustentabilidade acontece quando criamos um novo uso para o que, de alguma forma, já foi considerado descartável, resgatamos cadeiras e mesas já usadas. As peças são exibidas da mesma forma que as encontramos, sem qualquer processo de recuperação. 

 

Precisamos nos reinventar


Para participar da Bienal, nossa equipe precisou se reinventar. No ano passado estávamos bem tristes, porque tínhamos nos organizado para estarmos lá

Equipe Graziele de Souza

e  compartilhar um projeto incrível presencialmente. No entanto, com a pandemia, isso não foi possível. Mas graças ao esforço de todos, conseguimos – por meio de muito aprendizado –, criar um projeto que nos representasse e que pudesse ser executado à distância.

Depois de toda a parte de elaboração dos conceitos, procuramos parceiros e conseguimos produzir um vídeo, feito aqui mesmo em Tubarão, com a nossa ideia. A proposta foi aprovada e graças a isso, estamos presentes na Bienal. Estamos muito felizes que conseguimos, por meio do vídeo, levar um pouco dessa nossa ideia, para que daqui para frente, possamos viver em harmonia ao redor de uma mesa, que é o que mais nos representa. 

 

A inspiração


O projeto reflete muito da identidade dos trabalhos da nossa equipe. O clássico faz parte dessa identidade, já que é uma das linhas que mais busca o equilíbrio e a simetria. Parte da inspiração partiu de um projeto de um café que estávamos fazendo para a região do bairro São Martinho, em Tubarão. A ideia foi realizar um café temático, com o tema de Alice no País das Maravilhas. Na história, ela tem sua grande mesa, com as cadeiras diferentes e no nosso projeto a gente usou parte dessa representação. Infelizmente, ainda deve demorar para que todos possam conhecer o projeto do café, já que ele está parado em função da pandemia. Os investidores estão aguardando para ver como vão proceder.

 

Vamos compartilhar ainda mais


Quero compartilhar ainda mais com todos vocês! Por isso, estou me organizando para viajar até Veneza, na Itália, partir de agosto – assim que chegar a minha vez na fila de vacinação. Espero trazer em primeira mão todas as novidades da Bienal. 

Já recebemos alguns vídeos da Galeria local que está nos apoiando, mas quero ir pessoalmente até lá, para compartilhar ao vivo e a cores, tudo sobre a Bienal 2021. Sobre o nosso projeto, fiquem de olho no meu Instagram (@graziarquiteta), que nos próximos dias vou compartilhá-lo na íntegra por lá.

Arquiteta Graziele de Souza

 

Aproveito aqui para agradecer quem nos acompanha e deixar a minha dica de hoje: vamos olhar mais para o que nós temos e vamos nos reinventar! Precisamos ser, cada vez mais, nós mesmos. 
 

Graziele de Souza

Arquitetura e Decoração

Localizado em Tubarão, Santa Catarina, o escritório foi fundado há 18 anos por Graziele de Souza. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unisul, a profissional acredita na ideia de que um bom design deve ser inspirado no indivíduo. Além disso, também defende que a sociedade e a interação entre o ser humano e o espaço estão integradas ao trabalho de arquitetura. Seus projetos seguem uma linha harmônica entre o clássico e o contemporâneo, atendendo clientes de vários estados brasileiros.  Junto com a equipe, formada ainda por outros seis profissionais, Graziele fornece os melhores serviços de arquitetura e urbanismo. Além de interiores, projetos comerciais e arquitetônicos, apresenta em seu currículo a execução de franquias em shoppings centers da região. Teve seus trabalhos publicados em diversas edições da Revista Sua Casa, e participou de mostras de projeção nacional, como a Casa Cor, e internacinal como a 17ª Mostra Internacional de Arquitetura na Bienal de Veneza 2021, que abrirá ao público de 22 de maio a 21 de novembro deste ano. Graziele de Souza, atualiza-se constantemente, para que seus projetos sejam únicos e personalizados.

Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia