Sábado, 07 de setembro de 2024
Buscar
Fechar [x]
Dra. Julia Jung
22/07/2024 08h47

Decisão inédita em Santa Catarina: reconhecimento da Fibromialgia como deficiência

 

Em um importante avanço legislativo, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou uma lei que reconhece os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência.

 

A proposta foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, garante a esses indivíduos acesso a direitos específicos.

 

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas e sensibilidade em várias áreas do corpo.

 


Além da dor, os pacientes frequentemente sofrem com fadiga, distúrbios do sono, problemas de memória e alterações de humor. Essas condições podem impactar severamente a qualidade de vida e a capacidade de trabalho dos indivíduos.

 

A nova lei busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia, reconhecendo oficialmente as dificuldades que enfrentam no dia a dia.

 

Entre os principais benefícios, destacam-se:
Carteirinha de Pessoa com Deficiência: Pessoas com fibromialgia reconhecidas como portadoras de deficiência têm direito à Carteirinha PCD.

 

Vagas de Estacionamento: Acesso a vagas reservadas para pessoas com deficiência em estacionamentos públicos e privados.

 

Meia-Entrada: Desconto em ingressos para eventos culturais, esportivos e de lazer, tanto para o portador quanto para um acompanhante.

 

Aposentadoria por Invalidez: Facilitação para aposentadoria por invalidez em casos de incapacidade laboral comprovada.

 

Benefício de Prestação Continuada (BPC): consiste em um pagamento mensal de um salário-mínimo para pessoas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial que apresentam impedimentos de longo prazo. Para ter direito ao BPC, é necessário comprovar que a renda familiar bruta, quando dividida pelo número de moradores, não ultrapassa 1/4 do salário-mínimo por pessoa, dentre outros requisitos.

 

O reconhecimento da fibromialgia como deficiência em Santa Catarina é um marco na garantia de direitos e inclusão social. Essa medida oferece mais suporte e qualidade de vida para os portadores dessa condição, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.

Dra. Julia Jung

Jurídico

Dra. Julia Jung ingressou na advocacia em 2020 após graduar-se pela Universidade Barriga Verde - UNIBAVE. Desde então, tem se dedicado à área jurídica, especializando-se principalmente em Direito de Família e Sucessões. Obteve sua especialização em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Legale e também é Pós-Graduada em Direito Público pela Escola Federal da Magistratura de Santa Catarina - ESMAFESC. Além disso, está atualmente cursando uma pós-graduação em Negócios, Obrigações e Contratos na Faculdade Legale, buscando aprimorar ainda mais seus conhecimentos. Dra. Julia também é certificada pelo Curso Imersão em Planejamento Patrimonial, Tributário e Empresarial, demonstrando sua dedicação em oferecer um serviço completo e especializado aos seus clientes. Com um foco específico em assuntos relacionados à família e sucessões, atendendo com comprometimento e expertise em questões que envolvem planejamento patrimonial, familiar e empresarial.

Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.