Se alguém ainda duvidava que o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, entraria na campanha, se enganou. Durante o lançamento das candidaturas de Julio Garcia a deputado federal e Clésio Salvaro a deputado estadual, Vaguinho mostrou disposição eleitoral. Em seu discurso, instigou os presentes a levarem os santinhos e pedirem votos também para a chapa majoritária. O prefeito destacou o histórico de João Rodrigues, candidato ao governo, e de Carlos Chiodini, candidato a vice. Também reforçou os nomes de Antídio Lunelli e Esperidião Amin na disputa ao Senado. Vaguinho ainda fez uma provocação ao candidato ao Senado pelo PL, Carlos Bolsonaro, da chapa de Jorginho Mello. Sem citar diretamente o nome, afirmou que há candidatos ao Senado que “não sabem andar em Santa Catarina”, numa clara sinalização de seu posicionamento eleitoral.
Entrelinhas
• A Prefeitura de Capivari de Baixo realiza hoje uma audiência pública para discutir a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027. O encontro acontece às 10h, no Plenário da Câmara Municipal, na Avenida General Mendonça Lima, no Centro. A população poderá participar da apresentação, da discussão e da coleta de sugestões para o orçamento municipal.
• Ricardo Medeiros, ex-vereador de Braço do Norte e ex-secretário regional, assumiu a coordenação da campanha do professor Expedito Michels a deputado estadual. Com vasta experiência e forte trânsito político na Amurel, Ricardo chega para somar estratégia, articulação e conhecimento. Sua participação certamente será um importante reforço na caminhada de Expedito.
• Sete vereadores da Câmara de Tubarão acompanharam, ontem, o andamento das obras da UPA 24 horas Dr. Manoel Bertoncini. A visita contou com o prefeito Estêner Soratto, o vice Denis Matiola, a secretária de Saúde, Carina Portão, e representantes do Conselho das Entidades de Tubarão (Conset) e do CIS-Amurel. Se tudo correr bem, a obra deverá ser entregue antes do final do ano.
• A Academia Tubaronense de Letras (Acatul) celebra seu 26º aniversário com cerimônia de fundação e posse da nova diretoria, gestão 2026-2028. O evento será realizado hoje, às 19h30, no Farol Shopping. A solenidade acontecerá ao lado do Boticário, próximo à praça de alimentação. A escritora e professora Jussara Bittencourt de Sá será a nova presidente, tendo como vice o escritor e médico Mário Caporal.
• O deputado estadual Pepê Collaço realizou grandes adesivaços simultâneos em Tubarão, Capivari de Baixo e Braço do Norte no último sábado, reunindo apoiadores e correligionários. Candidato à reeleição, o deputado percorreu as três cidades e destacou a confiança recebida. Desde o início do mandato, Pepê já atendeu mais de 500 projetos e destinou cerca de R$ 200 milhões em recursos para a região sul catarinense.

Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.