Um estudo da revista Nature mostra que o envelhecimento é acelerado não apenas por fatores genéticos, mas também por questões sociais, ambientais e políticas. Foram analisados dados de mais de 160 mil pessoas em 40 países. Desigualdade, poluição e corrupção têm impacto direto na saúde da população. No Brasil, esses fatores agravam o envelhecimento biológico. Pessoas expostas à pobreza e à instabilidade sofrem mais com estresse crônico. A poluição acelera danos nas células e causa inflamações. A corrupção prejudica o acesso a serviços públicos essenciais. O envelhecimento saudável depende do ambiente em que se vive. Estilo de vida é importante, mas insuficiente em contextos adversos. O estudo destaca a necessidade de políticas públicas eficazes. A pesquisa alerta para os efeitos da má governança sobre a população. Promover equidade é também investir em qualidade de vida e longevidade.
Entrelinhas
- No próximo dia D, sábado que vem, a CDL de Tubarão realizará um Feirão de Empregos com o objetivo de oferecer oportunidades tanto para quem está à procura de uma colocação no mercado, quanto para as empresas que possuem vagas abertas. Empresários interessados em participar devem entrar em contato com a CDL pelo fone 3626-2022.
- Tubarão Saneamento, devido ao mau tempo, adiou a data de inauguração da Ponte Lourival Fernandes Braga, que estava inicialmente marcada para amanhã, às 14h. Prevista no projeto de revitalização do Rio da Madre, a nova ponte é uma entrega que vai muito além da mobilidade, diz a empresa. A nova data será marcada oportunamente.
- Nos bastidores da Prefeitura de Tubarão, todos dizem que o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, não será candidato a deputado estadual na eleição do ano que vem. O comentário é que o nome da primeira-dama Graziele de Souza Soratto da Silva já está sendo dado como certo na disputa, confirmando, assim, a previsão da maioria dos entendidos em política na cidade.
- O Ministério Público Eleitoral, por meio da promotora de justiça eleitoral de Orleans, Rafaela Mozzaquattro Machado, ofereceu denúncia contra 16 pessoas, entre elas o atual prefeito de Lauro Müller e presidente da Amrec, Valdir Fontanella (Progressistas), o vice-prefeito Alcione Andrade Izidoro (PL) e o vereador Ricardo Fontanella (Progressistas), o mais votado no último pleito. Os denunciados são acusados de compra de votos na eleição passada.
- Presidente do PSD de Tubarão, Jairo Cascaes, o vice-prefeito Denis Matiola e os vereadores do partido estão programando um grande encontro com a presença do presidente da Assembleia, Julio Garcia, e outras lideranças estaduais para breve. Neste encontro serão anunciados os novos filiados, que reforçarão a sigla para a eleição do ano que vem.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.