Os dados do Censo 2022 mostram que Tubarão tem 71,77% da população declaradamente católica, acima de Santa Catarina (64,3%) e do Brasil (56,7%). Esse índice reforça a forte tradição histórica e cultural do catolicismo no município. Os evangélicos representam 19,19% dos moradores, percentual relevante e alinhado à tendência nacional de crescimento. Já 4,27% da população afirmou não ter religião, indicando mudanças graduais no perfil religioso local. Outras crenças somam 3,01%, demonstrando uma diversidade ainda limitada. O espiritismo aparece com 1,27% dos adeptos, mantendo presença discreta. Umbanda e Candomblé juntos representam apenas 0,43% dos moradores. Não houve registro de seguidores de tradições indígenas na Cidade Azul. Mesmo mais conservadora, Tubarão acompanha lentamente as transformações observadas no país.
Entrelinhas
- A força-tarefa para regularizar a coleta de resíduos em Tubarão terminou na noite de domingo último, com mais de 270 toneladas de lixo recolhidas, quase três vezes a média diária do município. Segundo o prefeito Estêner Soratto, a ação foi essencial para limpar pontos críticos e dar início ao novo contrato. Desde ontem, a coleta segue o cronograma normal, e eventuais atrasos podem ser informados à Ouvidoria.
- O deputado estadual Pepê Collaço (Progressistas) garantiu mais de R$ 10 milhões em recursos para Laguna nos últimos três anos, beneficiando áreas como infraestrutura, saúde, segurança e assistência social. Os investimentos incluem pavimentações, apoio ao hospital local, aquisição de veículos e ações voltadas ao atendimento de pessoas com TEA. Pela Bancada do Sul, também foram destinados R$ 5 milhões para projetos da dragagem e remodelagem dos molhes.
- A Comissão Nacional dos Demitidos e Anistiados da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal realiza hoje reunião em Brasília, na Secretaria-Geral da Presidência da República. O encontro tratará de pautas de interesse dos demitidos e anistiados. O ex-vereador de Capivari de Baixo Manoel da Silva Guimarães (Farinheira) foi convidado a participar da agenda.
- A prefeitura de Laguna publicou decreto que regulamenta o credenciamento de veículos para acompanhar o desfile do Bloco da Pracinha e de carros de som no Carnaval 2026. A medida busca garantir a segurança, a organização do evento e o cumprimento da legislação. Os pedidos de credenciamento devem ser protocolados na prefeitura até o dia 11 próximo.
- O tubaronense Cleiton Siqueira, novo nome da política regional, está lançando sua candidatura a deputado estadual pelo partido Missão. Com um grupo já formado, ele inicia a caminhada ao lado de amigos e correligionários. A campanha terá como foco principal os problemas de Tubarão e de toda a região.

Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.