Tubarão convive com um desafio que exige atenção imediata: embora seja uma das principais cidades do Sul catarinense, 4.393 moradores ainda não têm acesso à água tratada, o equivalente a 3,8% da população. Os dados do Sinisa mostram também que 60.684 pessoas (52,5% dos habitantes) vivem sem coleta de esgoto. O cenário se agrava quando apenas 33,8% do esgoto gerado recebe tratamento adequado, aumentando os riscos ambientais e sanitários. Em 2024, o município registrou 43 internações e 2 óbitos por doenças de veiculação hídrica, evidenciando os impactos da deficiência no saneamento básico. Apesar dos investimentos de R$ 31,1 milhões realizados no setor, os indicadores mostram que ainda há um longo caminho a percorrer. Garantir água tratada e esgotamento sanitário para todos não é apenas uma questão de infraestrutura, mas de saúde pública, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.
Entrelinhas
• A fila de cirurgias eletivas em Santa Catarina atingiu 116 mil pacientes em setembro de 2025, o maior número já registrado pelo governo estadual. Os dados, obtidos por meio de pedido de informação do deputado estadual Fabiano da Luz, mostram aumento em relação a janeiro de 2023, quando havia 107 mil pessoas aguardando procedimentos. A espera média supera 300 dias em diversas especialidades, chegando a 697 dias para cirurgias de mama.
• O vereador João Zaboti anunciou a destinação de uma emenda de R$ 300 mil, viabilizada pelo deputado Camilo Martins, para a implantação do programa Criança com Visão em Tubarão. O recurso, já disponível na prefeitura, garantirá a entrega gratuita de óculos a alunos da rede municipal, contribuindo para a saúde visual, a qualidade de vida e o aprendizado das crianças.
• Capivari de Baixo lançou o projeto Guardiões da Comunidade, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Defesa Civil para capacitar moradores na prevenção e resposta a desastres. Após o primeiro encontro no bairro Santo André, a próxima reunião será hoje, às 19h30, na Escola Dom Anselmo Pietrulla, no bairro Santa Lúcia.
• O MDB de Santa Catarina reservou o plenário da Alesc para realizar sua Convenção Estadual no dia 1º de agosto, das 10h às 14h. A legenda integra o projeto liderado pelo pré-candidato ao governo do estado, João Rodrigues (PSD), e participará de convenções simultâneas com os demais partidos da aliança. A expectativa é reunir as principais lideranças dos partidos aliados no evento.
• O Studio Voga celebra 10 anos de história com o espetáculo “VOGA X”, no sábado que vem, às 20h, no Cine Teatro Mussi, em Laguna. A apresentação reúne alunos, famílias e a comunidade em uma noite de emoção, arte e dança, homenageando a trajetória, as conquistas e os sonhos que marcaram a primeira década da escola. Agradecemos o convite do empresário e artista Dejair Borges Junior.

Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.