Ação faz parte da Operação Fake Tour, que combate contrabando de bebidas oriundas de freeshops uruguaios
Moradores de Braço do Norte foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (30) com a presença de viaturas da Polícia Federal circulando pela cidade desde as primeiras horas do dia. Por volta das 6h, os veículos foram vistos em ruas da cidade e em frente a uma residência localizada no Centro. A movimentação gerou especulações, mas segundo a Polícia Militar e a Polícia Civil do município, as forças locais não estão diretamente envolvidas na ação.
A operação em questão é a Fake Tour, deflagrada pela Polícia Federal em três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A ação tem como alvo um grupo criminoso que atuava na fronteira do Brasil com o Uruguai, introduzindo bebidas alcoólicas no país de forma irregular. Ao todo, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e 21 medidas cautelares diversas da prisão, além do bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de bens dos envolvidos.
De acordo com as investigações, o esquema usava falsas excursões de turismo como fachada para trazer bebidas de freeshops uruguaios até Santa Catarina. Esses produtos, ao chegarem ao território nacional, eram repassados a importadores que burlavam os trâmites legais, prejudicando comerciantes regularizados e estimulando a concorrência desleal.
A Polícia Federal destaca que a operação visa, além de combater o crime, proteger o comércio legal, preservar empregos e garantir uma concorrência justa.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.