Sábado, 22 de fevereiro de 2025
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
05/11/2024 15h12

Vereador eleito de Pescaria Brava é representado criminalmente por apologia a maus-tratos a animais

Ação foi protocolada pelo delegado estadual da Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA), Dener Vieira Nascimento, o deputado estadual Marcius Machado e a médica veterinária Kátia Chubaci

Em Tubarão, nesta segunda-feira (4), autoridades e defensores da causa animal, incluindo o delegado estadual da Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA), Dener Vieira Nascimento, o deputado estadual Marcius Machado e a médica veterinária Kátia Chubaci, formalizaram uma denúncia criminal contra o vereador eleito pelo PL de Pescaria Brava, José Carlos Pereira da Silva, o Tóia. O parlamentar é acusado de apologia a crime e incitação de maus-tratos a animais após declarações em áudios sobre a intenção de “dar veneno a todos os animais de rua” como forma de conter a população de animais abandonados.



Segundo a denúncia, protocolada na Delegacia Regional de Polícia de Laguna, as declarações violam os artigos 286 e 287 do Código Penal, que criminalizam a incitação e apologia ao crime, além do artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que proíbe práticas de maus-tratos a animais. “É nosso dever impedir que figuras públicas incitem atos de crueldade e reforcem práticas ilegais que põem em risco vidas inocentes e o trabalho de defensores da causa animal”, afirmou Dener Vieira.



O deputado Marcius Machado destacou a importância da ação: “Esse ato é reflexo do trabalho incansável da nossa comissão na Assembleia Legislativa, que luta para proteger os direitos dos animais em Santa Catarina”, declarou. A defesa dos direitos dos animais é garantida pela Constituição, conforme enfatizou Kátia Chubaci, que reforçou a necessidade de os políticos darem exemplo em condutas éticas e respeitosas.



A representação inclui pedidos de abertura de inquérito policial e intimação do vereador para depoimento.



 



Em nota, o verador Tóia respondeu sobre a repercussão do áudio:



“Gostaria de esclarecer que o áudio recentemente divulgado está sendo utilizado de forma distorcida e fora de contexto. A mensagem originalmente transmitida tinha um propósito específico e foi gravada em uma conversa que abordava o descaso da prefeitura com os animais de rua e não reflete de maneira alguma minha postura e respeito pelos animais.



Lamento que essa situação tenha gerado interpretações equivocadas, e reforço meu compromisso com o bem-estar e o respeito aos animais.



As pessoa responsáveis pelas denúncias falsas feitas às páginas já foram identificadas, e toas as medidas judiciais cabíveis estão sendo adotadas para responsabilizá-las criminalmente e civilmente”, afirma o vereador eleito.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J



 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.