Domingo, 28 de dezembro de 2025
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
28/12/2025 14h03
Por: Isabel Silva

Segurança na praia: Corpo de Bombeiros orienta cuidados com crianças durante o verão

Supervisão constante, pulseiras de identificação e proximidade dos postos de guarda-vidas ajudam a prevenir acidentes

Foto: Ilustrativa/ Envato



Com a chegada do verão, Santa Catarina registra grande movimento nas praias, o que exige atenção redobrada dos pais e responsáveis, principalmente em relação às crianças. O Corpo de Bombeiros Militar alerta para a necessidade de supervisão constante e oferece orientações sobre medidas de prevenção de acidentes. O capitão Guilherme Dall Igna de Oliveira explica que os postos de guarda-vidas desempenham papel fundamental para garantir segurança e orientar os banhistas.



“A gente está presente nas praias para orientar o cidadão, seja em razão de uma queimadura de água viva, seja para entender melhor as características da praia, seja para pedir orientação em relação aonde devo me banhar. Então procure sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas para ficar, para se estabelecer na praia e qualquer necessidade, qualquer dúvida, pergunte ao nosso guarda-vidas que está na areia fazendo ali a sua ronda, a sua caminhada preventiva pela praia.”




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Segundo o capitão, o uso de pulseiras de identificação é uma medida simples e eficaz para manter crianças seguras, permitindo que sejam rapidamente localizadas caso se percam na praia.



“No posto de guarda-vidas a gente oferece as pulseiras de identificação. Então os pais podem obtê-las com o pessoal, com os guarda-vidas, identificar essas pulseiras e colocar nos seus filhos. A gente reforça que a criança precisa ter uma supervisão constante de um adulto, então evitar se distrair com o uso de celular ou com o consumo de bebida alcoólica, por exemplo, que é com essa associação de fatores que acaba acontecendo as situações de emergência ou de uma criança ficar perdida.”



A prevenção inclui também a escolha do local adequado para banho e a atenção às condições do mar: ondas fortes, correntezas e mudanças repentinas no tempo são situações que exigem cautela. Além disso, orientações simples, como ensinar as crianças a reconhecer o posto de guarda-vidas e não se afastar da família, podem evitar acidentes graves.



O Corpo de Bombeiros reforça ainda que, em caso de emergência, é essencial procurar imediatamente o posto de guarda-vidas mais próximo. Se necessário, os profissionais acionam o serviço de resgate para garantir a segurança de todos os banhistas.





 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.