De acordo com a PF, os dois estrangeiros tinham mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal
Foto: divulgação/ PF
Foram presos na manhã desta quarta-feira (29) dois foragidos internacionais que estavam escondidos em Santa Catarina, durante uma ação da Polícia Federal com apoio de forças locais.
As prisões ocorreram nas cidades de Joinville e São José, após cumprimento de mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os dois estrangeiros também estavam incluídos na lista de Difusão Vermelha da Interpol, utilizada para localizar e capturar procurados em âmbito internacional.
O primeiro detido é um venezuelano de 38 anos, localizado em Joinville. Ele era procurado pela Justiça da Venezuela desde junho de 2024 e responde por crimes como associação criminosa, terrorismo, tráfico ilícito de armas de fogo e homicídio qualificado. A captura ocorreu após pedido formal de cooperação internacional.
Já o segundo preso é um argentino de 30 anos, encontrado no bairro Praia Comprida, em São José, na Grande Florianópolis. Ele estava foragido desde maio de 2025, condenado por roubo qualificado, crime que envolve o uso de violência ou lesão à vítima. A ação contou com apoio da Guarda Municipal durante a abordagem.
Segundo a Polícia Federal, ambos foram encaminhados ao sistema prisional catarinense, onde permanecem à disposição da Justiça brasileira até a conclusão dos processos de extradição.
As prisões fazem parte de ações de cooperação internacional voltadas ao combate ao crime organizado e à captura de indivíduos procurados fora do país.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.