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SEGURANÇA
14/01/2022 14h54

Procon de Tubarão alerta sobre golpe do falso boleto e quitação de empréstimo consignado

​​​​​​​Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o órgão

O Procon de Tubarão emitiu um alerta à população sobre o chamado golpe do boleto falso vinculado à quitação de empréstimo consignado.

Funciona da seguinte forma: estelionatários entram em contato com as vítimas, as quais são beneficiárias do INSS e possuem empréstimos consignados com as instituições financeiras.

Assim, inicialmente pelo telefone, os golpistas se identificam como funcionários de bancos ou financeiras e oferecem a quitação do empréstimo com suposta condição de pagamento com menor taxa de juros ou redução total dos juros.

Quando a vítima aceita, o falso atendente encaminha o boleto para pagamento. No entanto, quando o boleto é pago, o valor cai na conta do estelionatário.

Diante desta situação, o Procon traz algumas orientações, inicialmente para se identificar a veracidade de um boleto. Verifique o código de barras - em um boleto verdadeiro, os números que aparecem nas áreas superior e inferior são exatamente iguais; os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco que emitiu o boleto. Esse é um primeiro indicador.

Se ele não for o mesmo do banco informado no boleto, pode ser indício de um golpe.

Confira a fonte de emissão do boleto, sempre se certifique que a origem é confiável. Muitos golpistas enviam o boleto falso por e-mail, SMS ou WhatsApp, em vez de usar canais oficiais, como lojas virtuais. Então, se você fez alguma compra online ou acessou um site de negociação, emita o boleto através do site oficial, sempre!

Atenção aos dados do boleto bancário - erros de português são bem comuns em boletos falsos. Sempre verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário. Falando no beneficiário, analise sempre seus dados.


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Por fim, observe que o CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário. sO beneficiário empre deve ser a instituição financeira que o consumidor possui os empréstimos e nunca uma pessoa física.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon através do telefone (48) 3621 - 9818 ou nos e-mails procon@tubarao.sc.gov.br e procon.fiscalizacao@tubarao.sc.gov.br.



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Fonte: PMT
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