Operação do Dia do Trabalho registrou 89 acidentes e concentração de mortes na BR-282, no Oeste catarinense
Foto: Divulgação/PRF-SC
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou à meia-noite deste domingo (3) a Operação Dia do Trabalho 2026 em Santa Catarina. A ação, iniciada na sexta-feira (30), contabilizou 89 acidentes nas rodovias federais do estado, deixando 105 pessoas feridas e três mortes ao longo de quatro dias de fiscalização.
Todos os óbitos foram registrados na BR-282, no Oeste catarinense. As ocorrências envolveram duas colisões transversais — em Xanxerê, no dia 30, e em Ponte Serrada, no dia 1º — além de um atropelamento de pedestre em Catanduvas, também no dia 1º. Segundo a PRF, não houve comparação com anos anteriores, já que nos últimos dois anos o feriado caiu em fins de semana, sem formação de feriadão prolongado.
Durante a operação, a PRF intensificou a fiscalização e abordou 6.822 veículos, resultando em 2.212 infrações de trânsito. Entre as irregularidades mais registradas estão 68 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, 246 ultrapassagens em locais proibidos e 265 casos de excesso de velocidade.
Além disso, os policiais flagraram 223 ocupantes sem cinto de segurança e 41 crianças transportadas sem cadeirinha no banco traseiro. Também foram registrados 12 condutores utilizando o celular ao volante, prática considerada de alto risco e proibida pela legislação de trânsito.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.