Veículo transportava donativos para desabrigados; motorista alegou desconhecer carga ilícita que pode chegar à 5 toneladas de maconha
Na manhã desta terça-feira, 21 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu entre três e cinco mil quilos de maconha escondidos em um fundo falso de uma carreta que levava donativos para desabrigados no Rio Grande do Sul. A abordagem ocorreu na BR-101, em Palhoça, Santa Catarina.
A carreta saiu de Toledo, Paraná, com destino a Porto Alegre, carregada com água, alimentos, roupas e ração. No entanto, os agentes da PRF descobriram um fundo falso sob os produtos doados, contendo inúmeros tabletes de maconha.
O motorista, um homem de 28 anos natural do Paraná, admitiu ter recebido um pagamento adicional para transportar a carreta até a capital gaúcha, mas afirmou desconhecer que a carga incluía drogas. Ele foi detido e será entregue à Polícia Federal em Florianópolis, onde responderá por tráfico de drogas.
A PRF também informou que os donativos serão transferidos para outros veículos para garantir que cheguem aos desabrigados o mais rápido possível. A maconha será pesada e posteriormente encaminhada à Polícia Federal.
Esta é a segunda apreensão de drogas em menos de 72 horas envolvendo veículos com doações ao Rio Grande do Sul. No sábado, 18 de maio, uma operação conjunta da PRF e da Polícia Militar Rodoviária de SC encontrou 53 quilos de cocaína e crack em outra carreta que também transportava donativos para o estado gaúcho.
As autoridades continuam a investigar possíveis conexões entre os casos e a origem das drogas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J