Operações resultaram na prisão de três motoristas em flagrante; carregamentos foram interceptados entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado
Foto: Divulgação PRF
Uma série de ações integradas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) desarticulou três carregamentos diferentes de drogas que cruzavam a região Oeste de Santa Catarina no último fim de semana. Em um intervalo de menos de 24 horas, entre a noite de sexta-feira (15) e a madrugada de sábado (16), os agentes apreenderam um total de 428 quilos de maconha e prenderam três motoristas em flagrante.
Fuga por estrada de terra e esconderijo na mata
A primeira grande apreensão começou após um VW/Voyage fugir de uma abordagem da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na BR-158, em Cunha Porã. O veículo foi localizado logo depois pela PRF em uma estrada de terra sem saída, na área rural de Faxinal dos Guedes.
O motorista abandonou o carro e correu para um matagal, mas os policiais montaram um cerco na vegetação e conseguiram capturá-lo. Ao revistarem o automóvel, os agentes encontraram 68 quilos de maconha escondidos dentro de tonéis plásticos no porta-malas e no banco traseiro.
Perseguição pelo acostamento
Ainda na noite de sexta-feira, os policiais tentaram parar o condutor de um Renault/Clio, que desobedeceu à ordem e iniciou uma fuga em alta velocidade pelo acostamento. A viatura da PRF acompanhou o veículo de perto até que o motorista desistisse da fuga metros adiante. Dentro do Clio, foram localizadas diversas barras da droga, somando 121 quilos.

Carro rebaixado pelo peso da droga
O maior carregamento foi interceptado na madrugada de sábado (16), na BR-282, em Xanxerê. Os policiais desconfiaram de um GM/Onix que transitava com a suspensão traseira muito baixa, indicando excesso de peso.
Assim que o motorista abriu a janela para conversar com a equipe, o forte cheiro da droga tomou conta do ambiente. Fardos com tabletes de maconha estavam espalhados pelo banco de trás e no porta-malas, totalizando 239 quilos. O condutor confessou que havia trazido a mercadoria ilícita de Foz do Iguaçu (PR).
Todos os veículos, os presos e os tabletes de maconha foram encaminhados para as delegacias de Polícia Civil da região para o registro dos flagrantes. Os três motoristas permanecem detidos e vão responder pelo crime de tráfico de drogas. Se forem condenados pela Justiça, a pena para este tipo de crime varia de 5 a 15 anos de reclusão.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.