A carga foi encontrada sem refrigeração adequada e destruída por determinação da Vigilância Sanitária
Foto: Divulgação PRF
Neste fim de semana policiais rodoviários federais flagraram cerca de 1,5 tonelada de carnes sendo transportadas de forma irregular na BR-101, em Palhoça (SC). O destino da carga era um supermercado em São José, mas a Vigilância Sanitária Estadual considerou o material impróprio para consumo humano.
Durante a fiscalização do caminhão-baú, os agentes encontraram 25 caixas de carnes diversas sem qualquer tipo de refrigeração adequada. A equipe da Vigilância Sanitária foi acionada e compareceu à Unidade Operacional da PRF para inspecionar a carga.
A análise técnica apontou que a temperatura da carne variava entre 12 e 18°C, muito acima do limite permitido para alimentos perecíveis, que é de 5°C. Além disso, não havia gelo ou caixas de isopor para manter a conservação até o destino final.
Diante das irregularidades, o órgão sanitário determinou a apreensão imediata da carga. A carne será destruída por uma empresa especializada, garantindo que não haja risco à saúde da população.
A PRF reforça que o transporte inadequado de alimentos perecíveis é crime e pode colocar em risco a saúde pública, além de alertar comerciantes e transportadores sobre a necessidade de seguir as normas de segurança alimentar.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.