Terça-feira, 11 de novembro de 2025
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
10/11/2025 15h01
Por: Isabel Silva

Polícias Civil e Militar de Tubarão deflagram operação contra grupo criminoso que atuava em condomínio do bairro São João

Ação conjunta resultou na prisão de nove pessoas, apreensão de quase uma tonelada de maconha e sequestro de bens avaliados em mais de R$ 1 milhão

Foto: Isabel Silva

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar de Tubarão foi deflagrada nas primeiras horas desta segunda-feira (10) no Residencial Parque das Torres, no bairro São João. A ação é resultado de mais de dois anos de investigação e teve como objetivo desarticular um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro que atuava na região.

De acordo com a Delegacia de Investigação Criminal (DIC), e com o 5º Batalhão da Polícia Militar, a operação foi planejada após uma série de diligências que identificaram os líderes da facção que dominava o tráfico no condomínio.

Nas últimas semanas, as investigações resultaram em duas grandes apreensões de drogas: cerca de 630 quilos de maconha em uma e outros 340 quilos, apreendidos em Paulo Lopes, em pneus de um trator, totalizando aproximadamente 980 quilos da substância. Também foram apreendidos cerca de 10 quilos de cocaína durante o curso das investigações.







Ao todo, nove pessoas foram presas, duas delas em flagrante na data de ontem e uma segue foragida. Entre os detidos estão os dois principais líderes do grupo, responsáveis pela movimentação e distribuição de drogas na cidade e pela administração financeira da organização.

Além das prisões, a Justiça autorizou o sequestro de quatro imóveis, dois veículos (um deles de luxo) e bens avaliados em cerca de R$ 1,2 milhão, suspeitos de terem sido adquiridos com dinheiro do tráfico. Um dos alvos, apontado como o “01” do grupo, simulava ser empresário e ostentava carros de luxo, joias e propriedades de alto valor, segundo a investigação.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os policiais relataram que o grupo havia tomado o controle do condomínio, impedindo o acesso de moradores, prestadores de serviço e até de órgãos públicos. O local possuía muros com graxa, olheiros nos telhados e pontos de vigilância, dificultando a entrada das forças de segurança.

Segundo a PM, a arquitetura do residencial e o medo da população local contribuíram para a consolidação da facção na área, que impunha um “regime paralelo” de regras e punições. Moradores chegaram a relatar agressões e ameaças por parte dos traficantes.

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta manhã, as forças de segurança destacaram que o objetivo da operação vai além das prisões. “Estamos quebrando a espinha dorsal do crime organizado em Tubarão. Agora, nosso foco é restabelecer a ordem e garantir que os moradores voltem a ocupar seus espaços com segurança”, afirmou o tenente-coronel Paulo Sérgio de Bona Portão, Comandante do 5º Batalhão de PM.

O delegado André Crisóstomo reforçou que o trabalho continua com o levantamento patrimonial e a análise de dispositivos eletrônicos apreendidos, buscando identificar outros integrantes e ramificações do grupo. Ele também ressaltou a importância da cooperação entre as forças policiais, que resultou em uma das maiores apreensões de drogas da região nos últimos anos.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.