Mandados foram cumpridos em Santa Rosa de Lima e em São Joaquim, além de Ji-Paraná em Rondônia
Divulgação: Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, na terça-feira (6), a Operação Retorno, com foco no combate a crimes de aquisição, armazenamento e compartilhamento de material relacionado ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Em Santa Catarina, a ação teve desdobramentos diretos na região Sul do Estado.
As investigações apontaram que o suspeito, que já residiu em Ji-Paraná, em Rondônia, estaria atualmente domiciliado em Santa Catarina e utilizava a internet para a disseminação de material ilegal. Com base nas provas reunidas, a Justiça autorizou o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, executados em Ji-Paraná (RO), São Joaquim (SC) e Santa Rosa de Lima (SC).
Durante a operação, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, que passarão por perícia técnica para aprofundamento das investigações. Em São Joaquim, o investigado foi preso em flagrante, após os policiais localizarem arquivos contendo material de abuso sexual infantojuvenil armazenados em seus dispositivos.
A Polícia Federal informou que as investigações continuam, com a análise detalhada do material apreendido, e reforçou o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes.
Em nota, a instituição também fez um alerta a pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar o uso da internet por menores, orientando sobre os riscos do ambiente digital. A PF destaca que o diálogo, a supervisão do uso de redes sociais, jogos e aplicativos, além da atenção a mudanças de comportamento, são medidas fundamentais para a prevenção de situações de abuso.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.