Segunda, 27 de maio de 2024
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
30/04/2024 11h48

Polícia Federal desmantela organização criminosa por fraude no seguro DPVAT em SC

Quadrilha emitia prontuários médicos falsos

Foto: PF/Divulgação

Uma operação da Polícia Federal (PF) realizada nesta terça-feira, 30, em Lages, Santa Catarina, desmantelou uma organização criminosa especializada em emitir prontuários médicos falsos para obter indenizações do seguro DPVAT. O seguro cobre danos pessoais decorrentes de acidentes com veículos automotores. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade.



Como funcionava o esquema



A investigação teve início após a Caixa Econômica Federal, responsável pela operação do seguro DPVAT, identificar indícios de falsidade em seis pedidos de indenização apresentados por um escritório de assessoria localizado em Lages. O escritório, segundo a PF, oferecia orientação para quem queria entrar com pedidos de indenização pelo seguro DPVAT.

À medida que a investigação avançava, a Polícia Federal descobriu que o mesmo escritório apresentou mais nove pedidos suspeitos de indenizações por DAMS (Despesas de Assistência Médica e Suplementares) em agências da Caixa Econômica Federal em outras cidades da região serrana de Santa Catarina. Isso eleva para quinze o número total de pedidos fraudulentos detectados até agora.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Implicações legais



Os membros da organização criminosa envolvidos no esquema de falsificação do seguro DPVAT podem responder pelo crime de estelionato, cuja pena máxima pode chegar a cinco anos de reclusão. A operação continua, e a Polícia Federal não descarta a possibilidade de identificar mais casos fraudulentos relacionados ao seguro DPVAT na região.

A investigação e a operação da PF destacam a importância de mecanismos de controle rigorosos para detectar e prevenir fraudes em seguros obrigatórios, bem como a necessidade de ações coordenadas entre instituições públicas para combater atividades ilícitas que impactam diretamente a população e o sistema de seguros automotivos.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApphttps://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.