A ocorrência envolvia uma gestante de 22 anos, com 22 semanas de gestação, que apresentava fortes cólicas em casa
Uma operação conjunta entre o Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (SAER) e a equipe aeromédica do SAMU foi acionada para prestar apoio a uma ocorrência de urgência em Siderópolis, na tarde desta segunda-feira (07).
O chamado partiu da Central de Regulação de Urgência do SAMU, solicitando suporte à Unidade de Suporte Básico (USB) do município. A ocorrência envolvia uma gestante de 22 anos, com 22 semanas de gestação, que apresentava fortes cólicas em casa. Durante o atendimento da equipe terrestre, a paciente entrou em trabalho de parto prematuro, resultando no nascimento de um recém-nascido com quadro de desconforto respiratório.
Com a chegada da equipe aeromédica, o recém-nascido foi intubado, mas evoluiu com parada cardiorrespiratória. A equipe iniciou imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) ainda no local e, em seguida, realizou o transporte de urgência do bebê ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma. A mãe foi encaminhada ao mesmo hospital por meio da unidade terrestre.
Mãe e filho permanecem sob os cuidados da equipe médica da instituição hospitalar, que acompanha de perto o estado de saúde de ambos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.