Modernização das delegacias, novas viaturas e aumento no efetivo foram confirmados durante entrevista
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Dr. Ulisses Gabriel, participou na manhã desta terça-feira, 23, de uma entrevista ao Jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM. Durante a conversa, ele apresentou um panorama da segurança pública no estado, considerado o mais seguro do Brasil, e falou sobre os avanços na estrutura da Polícia Civil, além de confirmar sua pré-candidatura a deputado estadual.
Ulisses explicou que a chegada de cerca de 350 mil novos moradores nos últimos cinco anos exige planejamento para manter os bons índices de segurança. Por isso, sua gestão foi estruturada em quatro pilares: aumento de orçamento, reforço no efetivo, modernização dos processos e mais transparência com a população. Entre as melhorias, ele destacou a aquisição de mais de 500 novas viaturas, a entrega de 155 fuzis, com previsão de mais 450, além da compra de computadores e softwares que deram mais agilidade aos atendimentos. Delegacias também estão sendo revitalizadas, como em São Ludgero e Braço do Norte, esta última em fase de licitação.
A ampliação do efetivo também tem sido prioridade, com a distribuição de delegados, psicólogos e outros profissionais por diversas regiões. Um novo delegado, por exemplo, deverá reforçar o atendimento em Braço do Norte. O delegado-geral também citou o crescimento das operações policiais e o investimento na qualificação dos agentes. O resultado apareceu nos números: os mandados de prisão aumentaram 66% entre 2022 e 2023, e continuam crescendo. “Dobramos a quantidade de presos pela Polícia Civil em dois anos e meio. Isso traz mais tranquilidade para a sociedade e reduz a sensação de impunidade”, afirmou.
Outro destaque foi o combate à corrupção. A Delegacia especializada, criada em 2020, foi reestruturada em 2023, e o número de operações saltou de 29 para 72 no comparativo entre dois períodos de 32 meses. O trabalho tem forte parceria com o Ministério Público e uma nova delegacia está prevista para a Serra Catarinense. Segundo Ulisses, cerca de 50 novos delegados assumiram funções recentemente, reforçando o compromisso com o serviço público.
Ao fim da entrevista, Ulisses confirmou que é pré-candidato a deputado estadual pelo PL. Ele explicou que vê um vácuo de representação da segurança pública na Assembleia Legislativa e decidiu colocar seu nome à disposição.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.