Dois candidatos, atualmente vereadores, estão entre os alvos da operação, que cumpriu doze mandados de busca e apreensão, mas a Polícia Federal não divulgou os nomes dos envolvidos
Uma operação contra o uso de cédulas falsas para compra de votos foi deflagrada nesta quarta-feira (23) pela Polícia Federal (PF) em Caxambu do Sul, no Oeste de Santa Catarina. A "Operação Falsa Promessa" investiga supostos crimes eleitorais ocorridos nas eleições de 6 de outubro na cidade, que tem 4,6 mil moradores.
Dois candidatos, atualmente vereadores, estão entre os alvos da operação, que cumpriu doze mandados de busca e apreensão. No entanto, a PF não divulgou os nomes dos envolvidos. Segundo a corporação, não é necessário que a vantagem oferecida seja efetivamente entregue ou recebida para configurar o crime de corrupção eleitoral — a simples promessa já é suficiente para caracterizá-lo.
A investigação começou após uma notícia-crime apontar que diversos eleitores teriam recebido cédulas falsas para votar em candidatos específicos durante as eleições municipais de Caxambu do Sul. As diligências revelaram o possível envolvimento de dois vereadores da cidade.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências, comércios e órgãos públicos municipais. Foram apreendidos celulares e outros itens relacionados à investigação.
A PF informou que os investigados responderão pelos crimes de corrupção eleitoral e moeda falsa, com penas que, somadas, podem ultrapassar 16 anos de prisão. O inquérito policial segue em andamento.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J