Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estão monitorando a área
O acidente ocorrido na manhã de ontem (25) na BR-101, em Paulo Lopes, envolvendo um caminhão carregado com clorito de sódio, deixou impactos ambientais significativos na região. A explosão do veículo, que transportava cerca de 16 mil litros do produto químico, resultou na contaminação do solo, da vegetação e do rio Cova Triste, onde peixes como lambaris e traíras começaram a aparecer mortos.
O clorito de sódio, utilizado na desinfecção na indústria alimentícia, é um produto corrosivo e tóxico, representando sérios riscos ao meio ambiente e à saúde. Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estão monitorando a área e realizando mapeamentos para avaliar a extensão dos danos nos cursos d’água próximos.
A explosão bloqueou a rodovia na altura do quilômetro 260, sentido Sul, causando 13 km de congestionamento nessa direção e 8 km no sentido Norte. O tráfego foi parcialmente liberado em mão dupla às 17h50, mas só foi totalmente normalizado por volta das 21h40, conforme informações da CCR Via Costeira.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J