Forças policiais apreendem armas e prendem três pessoas envolvidas em caça ilegal
Na manhã desta terça-feira (5), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com a Polícia Federal (PF), deflagrou a Operação Pelznickel no Vale do Itajaí. A ação, realizada em áreas de Mata Atlântica no Parque Nacional da Serra do Itajaí, resultou na apreensão de quinze armas de fogo, mais de mil munições de variados calibres, uma mira laser, uma luneta e na prisão em flagrante de três pessoas.
A operação contou com o trabalho de 114 policiais e o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão em residências localizadas em Blumenau, Guabiruba, Indaial e Rio dos Cedros, todos autorizados pela Justiça Federal em Joinville. A investigação, conduzida pela Polícia Militar Ambiental de Blumenau desde 2023, identificou uma rede de caçadores ilegais que utilizavam trilhas abertas no parque federal para caçar animais silvestres.
O nome da operação, “Pelznickel,” foi inspirado em um personagem folclórico de Guabiruba. As autoridades reforçam que a caça ilegal representa uma séria ameaça à fauna da região e alertam sobre o fortalecimento da fiscalização em áreas protegidas de Santa Catarina.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J