Polícia Militar Ambiental desmonta esquema de rinha e apreende animais e equipamentos
Na manhã desta segunda-feira, 22 de julho de 2024, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), desarticulou uma operação ilegal de criação de galos em Lages. Durante a operação, foram encontrados objetos e estruturas destinados a rinhas de galos, além de evidências de maus-tratos aos animais.
A ação foi conduzida após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Lages. No local, foram apreendidos esporas plásticas, apetrechos como "caneleiras" e capas para transporte com a inscrição "Galo Combate", além de um "rinhador" com diâmetro de três metros e um aparelho celular. Também foram encontradas 36 baias com galos da raça Mura Brasileiro, além de oito baias adicionais com quatro galos, alguns dos quais apresentavam mutilações e lesões características de rinhas.
O responsável apresentou um certificado de criador da raça Galo Mura Brasileiro, com validade até 03/2025, emitido pela Associação Catarinense dos Criadores e Preservadores de Aves de Raça Combate. No entanto, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) constatou que o cadastro do envolvido não estava regular e que a propriedade, localizada em área urbana, não possuía autorização para a criação de animais.
Com base nas evidências e na suspeita de que os galos eram usados para rinhas ilegais, a Polícia Militar Ambiental e a Cidasc tomaram as medidas necessárias conforme a legislação ambiental vigente.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J