Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão
Foto: PF/Divulgação
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nos municípios de Jaguaruna, Itapema, Araranguá, Urussanga, Armazém, Capivari de Baixo e Tubarão durante a Operação Apa Segura, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (29). A ação tem como objetivo combater a degradação ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, localizada na região costeira de Jaguaruna.
As diligências tiveram início a partir de uma requisição do Ministério Público Federal (MPF), que solicitou investigação sobre possíveis irregularidades na emissão de licenças ambientais dentro de Áreas de Preservação Permanente (APP) entre os anos de 2015 e 2025.
Com o avanço das apurações, a PF identificou a possível existência de uma organização criminosa suspeita de fraudar e negociar certidões, licenças, autorizações e laudos em desacordo com a legislação ambiental e com determinações judiciais.
De acordo com laudos periciais analisados pelos investigadores, o processo de urbanização desordenada na região pode provocar contaminação de lençóis freáticos, enchentes e alagamentos, comprometendo o equilíbrio ambiental da área.
Os investigados poderão responder por crimes contra a administração ambiental, corrupção ativa e passiva e organização criminosa.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.