Domingo, 28 de dezembro de 2025
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
28/12/2025 12h59
Por: Isabel Silva

Laguna decreta situação de emergência após vendaval e Defesa Civil descarta microexplosão

Temporal causou destelhamentos, danos em prédios públicos e interrupções no fornecimento de energia; atendimento às famílias afetadas segue em andamento

Divulgação: Defesa Civil



A Prefeitura de Laguna decretou Situação de Emergência no município após os danos provocados por um forte vendaval registrado no final da tarde do dia 27 de dezembro. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 7.704, de 28 de dezembro de 2025, e tem validade de 180 dias.



Segundo o município, o fenômeno atingiu todas as regiões da cidade, incluindo bairros e comunidades do interior. Entre os principais prejuízos estão destelhamentos, casas danificadas ou destruídas, além de avarias em escolas, creches, no prédio do Porto Pesqueiro e na rede de energia elétrica, o que causou interrupções prolongadas no fornecimento em diversos pontos.



A Defesa Civil esclareceu que, apesar da força do evento, não se tratou de uma microexplosão. De acordo com os meteorologistas e com informações do radar, o episódio foi classificado como um vendaval típico de temporal de verão, com ventos intensos. Relatos do COREDEC da AMUREL também confirmam essa avaliação.




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Com o decreto, todos os órgãos municipais ficam mobilizados, sob coordenação da Defesa Civil, para atuar no atendimento às ocorrências, assistência às famílias afetadas, reabilitação e reconstrução das áreas atingidas. A medida também autoriza a convocação de voluntários, a realização de campanhas de arrecadação e o acesso a recursos estaduais e federais para minimizar os prejuízos.



Para auxiliar a população, a Prefeitura disponibilizou dois pontos fixos de atendimento presencial. Um funciona no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Portinho, e o outro na Intendência da Região da Ilha, na Rodovia SC-100, na Passagem da Barra, em frente ao acesso à Praia da Tereza, das 13h30 às 18h. Nesses locais, equipes orientam moradores, realizam cadastros e prestam apoio, especialmente para a solicitação de telhas e lonas.



Além do atendimento presencial, a Defesa Civil atende pelo WhatsApp (48) 92000-7313 para orientações e registro de demandas. Também segue disponível um formulário online para cadastro das famílias que tiveram danos e precisam de materiais.



A Prefeitura de Laguna informa que segue monitorando a situação e reforça a importância de acompanhar os comunicados oficiais da Defesa Civil Municipal.





 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Assessoria
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.