Ação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em investigação sobre esquema de fraudes e desvios em prefeitura
Foto: Gaeco/Divulgação
O GAECO realizou na manhã desta sexta-feira (24) a Operação “Trivium”, em apoio a um Procedimento Investigatório Criminal instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Turvo. A ação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Criciúma.
A operação tem como objetivo investigar crimes de corrupção, peculato e fraude em licitações, entre outros, ligados a um esquema de pactuação de vantagens indevidas com a participação de agentes públicos. De acordo com o Ministério Público, as práticas ilícitas ocorreram entre os anos de 2017 e 2019.
As investigações apuram o envolvimento de um núcleo empresarial que teria se beneficiado de recursos da Prefeitura de Timbé do Sul de três formas distintas: por meio de um engenheiro civil contratado pelo município, de uma empresa fornecedora de materiais de construção e de uma empresa responsável pela execução de obras e serviços. O esquema teria sido montado com o objetivo de simular concorrência real em processos licitatórios, favorecendo determinados grupos e empresas e causando prejuízos ao erário.
O nome “Trivium”, do latim, significa “três vias”, em referência às três frentes pelas quais o particular se beneficiava dos valores recebidos do município.
Os materiais apreendidos durante as diligências serão encaminhados à Polícia Científica para análise e elaboração de laudos periciais. As evidências coletadas serão examinadas pelo GAECO, que dará prosseguimento às investigações para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre a rede criminosa.
As investigações tramitam sob sigilo, e novas informações serão divulgadas assim que houver publicidade dos autos.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa do Ministério Público de Santa Catarina que conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, atuando na identificação, prevenção e repressão de organizações criminosas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.