Terça-feira, 20 de janeiro de 2026
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
20/01/2026 10h20

GAECO mira organização criminosa e bloqueia R$ 9,6 milhões em Santa Catarina

Ação do GAECO cumpriu mandados em seis cidades e investiga esquema de estelionato, lavagem de dinheiro e fraude contra mais de 280 idosos

Foto: Reprodução/Site MPSC

Uma operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à Promotoria de Justiça da Comarca de Modelo, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (20) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e obstrução de justiça. A ação, batizada de “Operação Entre Lobos II”, é desdobramento de uma investigação iniciada em 2025.



Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em seis municípios catarinenses: Lages, São Miguel do Oeste, Caibi, Chapecó, Itajaí e São José. Por determinação da Vara Estadual de Organizações Criminosas, também houve o bloqueio de até R$ 9,6 milhões em contas bancárias dos investigados, além da apreensão de veículos de luxo.



Entre os principais alvos estão quatro advogados. Em razão da atividade profissional dos investigados, as diligências foram acompanhadas por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além das buscas, a Justiça determinou o monitoramento eletrônico de quatro envolvidos, a suspensão do exercício de funções nas empresas investigadas e a proibição do recebimento de valores por meio de alvarás judiciais vinculados às empresas de fachada do grupo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a organização criminosa atuava de forma predatória contra pelo menos 280 idosos em situação de vulnerabilidade. O esquema consistia na compra fraudulenta de cessões de créditos judiciais oriundos de ações bancárias, causando prejuízos significativos às vítimas.



As investigações apontaram ainda que, após a primeira fase da operação, realizada em julho de 2025, o grupo passou a adotar estratégias mais sofisticadas de lavagem de dinheiro, incluindo a criação de novas empresas de fachada para manter a prática dos estelionatos.



Todo o material apreendido nesta terça-feira será encaminhado à Polícia Científica para perícia. A análise de documentos e dispositivos eletrônicos deve auxiliar o GAECO na identificação de outros possíveis integrantes da rede criminosa. O processo tramita em segredo de justiça, e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das diligências.



O GAECO é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina, composta por membros e servidores do MPSC, além de representantes das polícias Civil, Militar e Penal, da Receita Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar. O grupo atua na identificação, prevenção e repressão a organizações criminosas estruturadas em todo o estado.



O nome da operação, “Entre Lobos”, faz referência ao abuso de confiança cometido por profissionais que, em vez de protegerem seus clientes, atuavam como predadores. A denominação também homenageia uma das vítimas, de sobrenome Wolf, que faleceu durante o andamento do processo.



 



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.