Ação cumpriu dez mandados e investiga grupo que usava dados de advogados catarinenses para enganar vítimas com promessas de “ganho de causa”
Foto: PCSC
O CyberGAECO, em conjunto com a Delegacia de Combate às Drogas (DECOD) do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de São José, deflagrou nesta quinta-feira (23) a Operação Fake Law, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no golpe virtual conhecido como “falso advogado”.
A ação, realizada nas cidades de Aquiraz, Eusébio e Fortaleza, no Ceará, cumpriu dez mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias dos investigados.
De acordo com as investigações, os suspeitos obtinham informações verdadeiras sobre advogados de Santa Catarina por meio de vazamento de dados e pesquisas em ambientes virtuais. De posse dessas informações, os criminosos contatavam clientes reais desses escritórios, informando falsamente sobre um suposto “ganho de causa”. As vítimas, acreditando na veracidade da comunicação, eram induzidas a realizar transferências bancárias sob o pretexto de liberação judicial de valores.
Os mandados foram expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de São José, que acolheu o pedido das autoridades policiais para execução das medidas cautelares. A operação resultou na apreensão de equipamentos eletrônicos e documentos que agora serão analisados pela equipe de investigação.
O inquérito policial segue em tramitação na DIC de São José, com apoio do CyberGAECO, para aprofundar as apurações e identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.