Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
11/12/2025 07h56
Por: Iuleska

Falsa biomédica é investigada por procedimentos estéticos irregulares em SC

Ao menos 14 vítimas foram identificadas

Imagem: reprodução/ PCSC

Ao menos 14 vítimas foram identificadas da investigação que apurou a atuação de uma mulher suspeita de realizar procedimentos estéticos invasivos sem habilitação profissional em São José, na Grande Florianópolis. Conforme a Polícia Civil de Santa Catarina, as pacientes foram atendidas entre 2024 e 2025 e relataram complicações como infecções, inchaços persistentes, nódulos, manchas e deformidades. Uma delas precisou ser internada.



A mulher se apresentava como biomédica esteta, embora não tivesse registro no Conselho Regional de Biomedicina. Em depoimento, afirmou ter cursado biomedicina, mas não ter concluído a graduação. Segundo a Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo (DCAC/DEIC), ela realizava procedimentos como preenchimento labial, harmonização facial e glútea, rinomodelação e aplicação de toxina botulínica.



Os atendimentos aconteciam em salões de beleza e até em residências. A investigada divulgava os serviços nas redes sociais, principalmente no Instagram, onde acumulava mais de 10 mil seguidores. Os valores cobrados variavam de R$ 500 a R$ 3.500, dependendo do procedimento.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vítimas contaram à polícia que, diante dos primeiros sinais de complicação, recebiam orientações inadequadas. O inquérito apontou que a suspeita minimizava os sintomas e dizia que eram reações “normais”.



A investigação identificou indícios de exercício ilegal da profissão, crimes contra as relações de consumo, 13 crimes de estelionato e 6 crimes de lesão corporal, incluindo um caso classificado como lesão corporal grave por incapacidade superior a 30 dias.



O inquérito foi concluído e encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, que agora analisam o caso para definir as próximas medidas.

 



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.