28 atendimentos foram realizados na cidade de Capivari de Baixo.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou no período de 02 de setembro a 07 de novembro de 2024, 669 atendimentos gerais, sendo 28 na cidade de Capivari de Baixo.
Foi em 02 de setembro deste ano, que as equipes do Samu passaram a contar com uma nova ambulância. O veículo foi adquirido pela prefeitura de Tubarão e, a partir daquela data, está à disposição para atendimentos coordenados pela Central de Regulação instalada em Criciúma.
O coordenador do Samu Thiago Geremias Henrique chama a atenção para o crescimento do número de atendimento de pacientes traumáticos. “Registramos no segundo semestre crescimento significativo nos casos de traumas. O números de atendimento desta natureza praticamente dobrou em comparação aos meses iniciais deste ano. Acidentes de trânsito, de trabalho, queda de idosos e ferimentos por armas estão entre as principais ocorrências”, menciona.
Em setembro de 2023, foram registrados 48 atendimentos de pacientes traumáticos e, em setembro de 2024, o número cresceu para 61, aumento de 27% no volume deste tipo de ocorrência. Em outubro de 2023, 23 atendimentos traumáticos foram realizados, contra 69 no mesmo mês deste ano, 200% a mais. E só na primeira semana de novembro deste ano,18 pacientes traumáticos já tinham sido atendidos pelas equipes do Samu de Tubarão.
Thiago acredita que a demanda, neste ano, aumentou por conta do tipo de atendimento prestado pelo serviço. “A população já sabe que os profissionais do Samu estabilizam o paciente no local, fazem medicação, se necessária, o que evita que a pessoa vá para o hospital com dor. Isso facilita, também, o trabalho do hospital, pois o paciente não precisa ficar muito tempo aguardando a avaliação médica. Nós promovemos o alívio da dor no transcorrer do trajeto e no hospital, depois, são feitos os exames de imagem complementares e a avaliação final do do médico”, explica o coordenador.
A equipe do Samu de Tubarão é composta por 14 profissionais, está instalada em área anexa à sede do Corpo de Bombeiros de Tubarão e o atendimento é acionado pelo 192.