Prefeito diz que segurança pode ser feita por policiais da reserva ou por empresa privada. Medidas foram anunciadas após assassino invadir creche e matar quatro crianças
A prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, anunciou novas ações de segurança nas escolas municipais, além da instalação de 125 câmeras. A administração também busca por vigilância armada após o ataque que matou quatro crianças em uma creche particular da cidade.
O prefeito Mário Hildebrandt detalhou que estuda a contratação de policiais militares da reserva ou bombeiros militares para atuar nas 128 unidades de educação, em parceria com o governo do estado.
"Cremos que vamos ter a resposta [do governo estadual] nos próximos dias, nesse fim de semana. O governador, a princípio, se comprometeu conosco. Caso não seja possível, já determinei à procuradoria jurídica que seja agilizada a contratação de segurança privada armada", disse.
Ainda segundo o gestor, as 125 câmeras ficarão dispostas em pontos específicos das unidades de ensino. Escolas particulares, de acordo com ele, poderão comprar os equipamentos e integrar ao sistema de monitoramento, que será acompanhado pela Polícia Militar.
As medidas foram discutidas, coletivamente, durante reuniões no gabinete de crise, onde participaram Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Civil, Ministério Público de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Educação.
A prefeitura também anunciou a contratação de equipes multidisciplinares para acompanhamento psicológico da comunidade escolar da cidade, com psicólogos e assistentes sociais.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/D6viKGflQYZDKPfBnerR0K