Documento assegura atendimento prioritário em serviços públicos e privados
Os moradores de Tubarão que sofrem de fibromialgia agora podem solicitar a carteirinha de identificação, que garante atendimento prioritário em diversas áreas, como saúde, educação e assistência social. A carteirinha pode ser obtida online, através da ferramenta Protocolo Web, ou pessoalmente no Facilita Tubarão, e deve ser retirada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O documento é gratuito e visa proporcionar atenção integral e imediata, facilitando o acesso a serviços essenciais para aqueles que convivem com a fibromialgia, uma condição crônica que causa dor generalizada e sintomas como fadiga, alterações cognitivas, ansiedade, depressão e problemas intestinais.
Portadores de fibromialgia são considerados pessoas com deficiência em Santa Catarina. O governador Jorginho Mello sancionou a lei, de autoria do deputado estadual Maurício Peixer, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, que ampara quem sofre com esta doença silenciosa e invisível, cujo público é majoritariamente feminino. O texto foi publicado no dia 11 de junho no Diário Oficial do Estado.
Os portadores de fibromialgia terão os mesmos direitos que os PCDs: prioridade no atendimento de saúde e em vagas de estacionamento, por exemplo. Além disso, a lei possibilita a emissão de carteirinhas de PCD, assegurando o cumprimento dos direitos de quem vive com essa doença.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J