Sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
11/09/2025 12h37

Setembro Amarelo: o poder da escuta e do cuidado com a mente

Silvio Kniess Mates compartilha sua trajetória e fala sobre depressão, infância emocional e o papel da hipnoterapia na saúde mental

Divulgação Portal Hora Hiper

O mês de setembro carrega um importante lembrete: é tempo de olhar com mais atenção para a saúde mental. Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM, recebeu na manhã desta quinta-feira (11) o terapeuta e hipnólogo Silvio Kniess Mates para uma conversa sincera e inspiradora sobre emoções, dores silenciosas e caminhos possíveis para o equilíbrio emocional.

Administrador por formação, Silvio viveu na pele os impactos da depressão e da ansiedade, em 2010, quando sua saúde emocional entrou em colapso. “Foi quando senti que precisava desacelerar e entender a mente humana”, relembra. A partir dessa experiência, mergulhou em estudos sobre o funcionamento da mente, não apenas do cérebro, e desde 2019, dedica-se a ajudar outras pessoas em situações semelhantes, oferecendo apoio terapêutico por meio da hipnoterapia.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a entrevista, ele alertou para os sinais que muitas vezes passam despercebidos: sensação de vazio, tristeza profunda, irritabilidade, ansiedade e perda do sentido da vida. Segundo Silvio, cerca de 80% dos quadros depressivos têm raízes na infância como momentos de ausência emocional, carência de afeto ou falta de conexão verdadeira podem, mais tarde, se transformar em dores profundas. “A criança sente fome de amor, de carinho, de presença. Amor é extremamente eficaz para o equilíbrio emocional”, destacou.

Silvio também explicou como a hipnoterapia pode ajudar no processo de cura emocional, especialmente com o uso da regressão de memórias. Segundo ele, a técnica busca eliminar pensamentos negativos e abrir espaço para a construção de uma mente mais racional e resiliente. “A vida não é feita só de ganhos. Existem também as perdas e é preciso desenvolver gratidão mesmo diante delas”, reforçou. Ele também combateu a ideia de que a depressão atinge apenas pessoas com dificuldades financeiras. “É uma falácia. Fama ou fortuna não garantem saúde emocional. A dor pode atingir qualquer um.”

A mensagem final deixada por Silvio é de acolhimento e empatia. Em um mundo acelerado, marcado por conexões superficiais e pressões constantes, o verdadeiro caminho está no equilíbrio interno, no resgate do amor e na escuta ativa. E o Setembro Amarelo vem para lembrar: cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo e pedir ajuda é sempre um ato de coragem.

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.