Este ano, já foram confirmados 340 óbitos relacionados à doença, um crescimento de 247% em comparação aos 98 casos fatais de 2023
O governo de Santa Catarina lançou, nesta sexta-feira (13), uma série de ações emergenciais para combater a dengue, após registrar um aumento alarmante no número de mortes em 2024. Este ano, já foram confirmados 340 óbitos relacionados à doença, um crescimento de 247% em comparação aos 98 casos fatais de 2023. Além disso, o estado contabiliza 61.116 focos do mosquito Aedes aegypti.
Plano de combate e reforços na saúde
Durante uma coletiva de imprensa, o governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, apresentaram as medidas adotadas para enfrentar a crise. Entre as iniciativas estão:
Atualização do plano de contingência.
Distribuição de aparelhos de hematócrito rápido para detectar casos graves.
Ampliação da oferta de leitos de UTI, com Santa Catarina liderando em novas vagas desde 2023.
Prevenção e vacinação
O estado também avança em ações preventivas, incluindo a vacinação de crianças de 10 a 14 anos, com 16,7% do público-alvo já imunizado. Além disso, em parceria com o Detran, foram retirados 30.780 veículos abandonados, que poderiam servir como criadouros do mosquito, em mais de 50 municípios.
Dia D de combate à dengue
Como parte das iniciativas, o governo promoverá neste sábado (14) o Dia D de combate à dengue, uma mobilização nacional com foco em ações preventivas e educativas.
O governador destacou a importância de informar a população de forma clara e precisa sobre a situação, buscando evitar pânico e garantir que as medidas preventivas e de tratamento sejam eficazes.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J