Domingo, 14 de dezembro de 2025
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
11/12/2025 14h15
Por: Diogo de Souza

Região de Tubarão enfrenta aumento de focos de dengue e infestação de escorpiões amarelos

Autoridades alertam para prevenção e novas tecnologias de combate à dengue e manejo de escorpiões

Divulgação

A bióloga Sabrina Cardoso Fernandes, doutora em Biologia e integrante da Regional de Saúde de Tubarão, participou de entrevista ao jornal Hora Hiper, na rádio Hiper FM, na manhã desta quinta-feira (11), trazendo um panorama sobre a situação da dengue e da infestação de escorpiões amarelos na região.

Segundo Sabrina, até 2 de dezembro foram registrados 2.005 focos do mosquito Aedes aegypti nos 18 municípios da região. Apesar disso, o número de casos autóctones da doença permanece baixo, com apenas 27 confirmações. Os municípios com maior número de focos são Tubarão (794), Imbituba (416), Braço do Norte (298) e Grão-Pará (141). A bióloga destacou que a dengue deixou de ser apenas uma questão sazonal, ocorrendo durante todo o ano, e que a prevenção começa com ações simples dentro de casa, como eliminar água parada e manter quintais limpos.







 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para reforçar o combate, o Ministério da Saúde vem inserindo novas tecnologias, como o uso de mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia, que diminui a capacidade do mosquito de transmitir o vírus da dengue. Municípios como Joinville e Balneário Camboriú têm se destacado como cidades-modelo no estado nesse tipo de ação.

Além da dengue, a região também registra infestação crescente de escorpiões amarelos, que começaram em Gravatal e se espalharam para cidades como Imbituba, Braço do Norte e Capivari de Baixo. Em Braço do Norte, a situação é mais preocupante, com mais de 400 animais capturados, principalmente concentrados no bairro Santa Luzia. O manejo e a captura desses escorpiões ocorrem semanalmente às terças-feiras, no período noturno, o que já reduziu significativamente o número de animais na região.

Sabrina ressaltou que os escorpiões possuem hábitos noturnos e se reproduzem rapidamente, e que a limpeza e manutenção dos terrenos e residências são as principais formas de prevenção. Apesar da infestação, o número de acidentes domésticos envolvendo escorpiões segue baixo.

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.