Ação gratuita da campanha Dezembro Laranja oferecerá consultas, diagnósticos e cirurgias no mesmo dia
Foto: Ilustrativa/ Envato
A cidade de Tubarão recebe no próximo sábado (13) um mutirão de rastreamento de câncer de pele, que ocorrerá na Unisul. A iniciativa faz parte da campanha Dezembro Laranja, voltada à conscientização e prevenção da doença, e tem como objetivo principal atender pacientes que aguardam consulta no SUS, além de receber o público em geral com suspeitas de câncer de pele.
De acordo com a dermatologista Maísa Menegali, coordenadora da campanha, o mutirão contará com a participação de diversos especialistas, incluindo dermatologistas, cirurgiões plásticos, cirurgiões oncológicos, radiologistas e patologistas.
O atendimento será realizado das 9h às 15h, nos ambulatórios de dermatologia da UniSul, que cedeu o espaço e os materiais para a ação. Quem for diagnosticado com câncer de pele poderá passar pelo procedimento cirúrgico no mesmo dia, no centro cirúrgico da instituição, garantindo rapidez e resolutividade no tratamento.

Segundo Maísa Menegali, a iniciativa atenderá cerca de 150 pacientes já agendados através do SISREG, mas também está aberta à população que perceber pintas suspeitas, feridas que não cicatrizam ou alterações na pele. "Então também é aberto ao público, é uma oportunidade muito boa para os pacientes se consultarem e resolverem de uma vez esses problemas, porque a gente vai conseguir resolver tudo num dia só", destaca.
A campanha Dezembro Laranja é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e busca conscientizar sobre os riscos do câncer de pele.
O mutirão é totalmente gratuito, com participação de voluntários, apoio da Prefeitura de Tubarão e estrutura da UniSul. Após o atendimento e a cirurgia, os pacientes seguem sendo acompanhados pelos ambulatórios de dermatologia da universidade, garantindo continuidade do tratamento.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.