Sábado, 31 de julho de 2021
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
18/01/2021 09h51

Ministério da saúde confirma que vacinação contra covid-19 começa hoje

Em Santa Catarina as pouco mais de 126 mil doses, já deverão ser enviadas aos municípios nessa segunda-feira (18).

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (18) que a vacinação contra o novo coronavírus começará nos estados ainda nesta segunda-feira. Ele disse que a previsão é que a distribuição das doses da vacina com uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorra até as 14h de hoje, e que as primeiras aplicações sejam feitas até as 17h.


Ao lado de governadores, Pazuello participou, nesta manhã, do ato simbólico de entrega de 4,6 milhões de doses da CoronaVac no Centro de Logística do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As vacinas serão transportadas por via aérea para o Distrito Federal e as capitais de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Também há previsão de distribuição de vacinas por via terrestre.


Segundo o ministro, o Instituto Butantan receberá um ofício pedindo celeridade no envio da autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a produção de mais 2 milhões de doses da CoronaVac. A documentação deve ser analisada até 31 de março.


Pazuello reforçou que os primeiros a receber as doses da vacina serão integrantes do grupo prioritário: profissionais da saúde, idosos e indígenas. O ministro destacou, ainda, que os cuidados com uso de máscara e álcool em gel não podem ser deixados de lado. “A vacina não determina o fim das medidas protetivas”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Santa Catarina



O estado de Santa Catarina receberá pouco mais de 126 mil doses da vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira(18), a expectativa e que a a aeronave pouse por voltas das 11 horas. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que participou nesta manhã do ato simbólico de entrega dos insumos na cidade de Guarulhos, em São Paulo. A vacinação iniciará em Santa Catarina na tarde de hoje.


"Sem dúvida, esse é o momento mais aguardado do último ano. Preparamos nossa rede de saúde para que a distribuição de todas as doses aos municípios aconteça ainda hoje em Santa Catarina", afirmou o governador Carlos Moisés.


O secretário André Motta Ribeiro classificou o dia como histórico para o Brasil e para Santa Catarina. "Recebemos as doses agora pela manhã durante ato com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, alinhado ao plano nacional de imunização. Ainda pela manhã, essa carga será recebida pelas equipes da Secretaria da Saúde, em Florianópolis, para separação e catalogação. Estamos iniciando a maior campanha de vacinação da história", informou.


Tão logo o Estado receba as doses, o Governo do Estado dará início à logística de distribuição, que vai acontecer por via terrestre e aérea.


"Importante entendermos que esse é só o início. Provavelmente passaremos o ano inteiro envolvidos na vacinação contra a Covid-19. Então, a necessidade de manter as regras sanitárias é fundamental. O vírus continua entre nós", salientou André Motta Ribeiro.


O estado já havia antecipado na semana passada que dispõe de, mais de 5,3 milhões de unidades, entre seringas e agulhas, que já foram encaminhadas aos municípios. Além disso, no estoque geral da Secretaria de Estado da Saúde, há mais de 7 milhões de itens, que segundo o secretário deve ser o suficiente para o início da imunização dos grupos prioritários em território catarinense.


Fonte: Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.