Trânsito será alterado
Na próxima sexta-feira (02) o Hospital Nossa Senhora da Conceição recebe o equipamento Acelerador Linear do Plano de Expansão da Radioterapia do SUS, doado pelo Ministério da Saúde. Ele fará parte da Unidade de Radioterapia, um projeto da Instituição para complementar os anseios da comunidade da região no tratamento oncológico. A obra, que tinha sido paralisada em virtude da pandemia em março, recomeçou em setembro. “Já estamos com mais de 90% do projeto concluído. Falta apenas acabamentos internos e externos e ligar a energia para fazer o comissionamento dos equipamentos”, explica o coordenador de manutenção, Izaque Antunes da Coregio.
A Unidade de Radioterapia, que está localizada em um terreno em frente ao Hospital, irá impactar no atual atendimento do setor. “Hoje muito moradores que estão em tratamento no HNSC e necessitam de radioterapia, acabam tendo que se deslocar para outras regiões, causando um desgaste físico e emocional. “Com este serviço integrado avançamos na oferta e no atendimento aos pacientes oncológicos, fortalecendo nossa Instituição que já é referência no setor oncológico”, ressalta o diretor executivo Fábio Tadeo Teixeira.
O HNSC tem aproximadamente 900 pacientes/mês que fazem tratamento oncológico na instituição, sendo que 20% destes necessitam de radioterapia. “E ainda temos que levar em consideração outros pacientes que fazem tratamento fora da nossa instituição e que poderão se beneficiar com o serviço”, poderá Teixeira.
Interdição - O Acelerador Linear, da marca norte-americana Varian Medical Systems, será descarregado nesta sexta-feira, 02/10, pela rua Vidal Ramos. Por isso ela ficará com o trecho interditado entre a esquina com a rua Pe. Bernardo Freuser até o portão de entrada do Colégio São José das 07h30 às 18h. Apenas ficará liberada para fluxo de pedestres e ambulâncias para chegada na emergência.