Quinta, 18 de abril de 2024
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
02/04/2024 17h03

Gravatal tem Lei que garante direito de autistas

Nesta terça-feira (2), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a data tem como objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Mãe do Bruno de 10 anos, a servidora municipal Claudia Machado exibe com orgulho, a camiseta que carrega o símbolo de sua luta

A servidora municipal Claudia Machado exibe com orgulho, a camiseta que carrega o símbolo de sua luta. Mãe do Bruno de 10 anos, ela celebra a conquista dos direitos do filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em Gravatal, através da Lei Municipal Nº 2.186, de 16 de dezembro de 2021, está instituída “a política municipal de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista”. Além disso, também dispõe sobre a criação da carteira de identificação da pessoa TEA no âmbito do município, orienta os estabelecimentos públicos e privados de Gravatal a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo e dá outras providências.

“Com a lei, temos direito ao tratamento prioritário, temos a carteirinha que identifica a condição do meu filho. Isso porque, o autismo não tem cara. Quando você chega com uma criança num local, a pessoa não vai saber que ele é autista. Mas, com a carteirinha em mãos, fica mais fácil de provar”, descreve a mãe.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo. Nesta terça-feira (2) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a data tem como objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).  

O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.



 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4JTu

 


Fonte: Redação/Prefeitura de Gravatal
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.