Domingo, 20 de junho de 2021
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
04/12/2020 09h35

Foco com 56 larvas do mosquito da dengue é encontrado em Braço do Norte

O primeiro foco em dois anos, foi localizado no bairro São Januário

A Vigilância Epidemiológica de Braço do Norte, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizou um foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika virus e chikungunya. As 56 larvas foram encontradas em uma armadilha no bairro São Januário. Apesar de ser o primeiro foco encontrado no ano na cidade, a quantidade de larvas positivas chamou a atenção e acendeu o sinal de alerta.   



“Essa quantidade nos preocupa e acende o alerta para que a população reforce ainda mais os cuidados para evitar água parada. Todos os recipientes que possam acumular água devem ser armazenados de forma adequada ou devidamente descartados”, explicou a agende de endemias da vigilância epidemiológica Sibele da Silva.



A responsável pelo setor explica ainda que os agentes de combate às endemias já iniciaram as vistorias nas residências em um raio de 300 metros de onde o foco foi encontrado, no bairro São Januário. Sibele informa que todos os agentes estão identificados com crachá, colete e veículos oficiais.



“A gente gostaria de reforçar o pedido para população atender nossos agentes para que eles possam fazer a vistoria do ambiente e passar orientações. Nas casas de pessoas do grupo de risco à Covid-19, nós não faremos vistorias no terreno, apenas passaremos as instruções à distância ou por interfone, conforme o caso”, ressaltou Sibele, acrescentando que todos os agentes trabalham com os equipamentos de proteção individual recomendados contra a disseminação do coronavirus.



Sibele lembra que estamos em plena “Semana Estadual de Mobilização para o Controle do Aedes aegypti” que é uma campanha do governo do estado em parceria com os municípios, que promovida desde a último dia 30, até 5 de dezembro, com objetivo de envolver toda a população na prevenção do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.



No ano de 2020, Santa Catarina registrou um aumento no número de focos do Aedes Aegypti e consequente crescimento nos casos de dengue. Foram registrados mais de 30 mil focos em 192 municípios, com mais de 11 mil casos de dengue, a maioria autóctones, ou seja, que foram contraídos no próprio estado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sintomas das doenças 



Se a pessoa tiver febre alta, dor atrás dos olhos, manchas no corpo, dor em articulações e no corpo, deve imediatamente procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. O paciente nunca deve se automedicar.



Mais orientações da Vigilância Epidemiológica de Braço do Norte:


Potes de água dos animais de estimação: uma vez por semana escovar as bordas, mesmo que a água seja trocada todos os dias.


Piscinas: devem ser tratadas com cloro, se possível com filtro. Deixar tampada caso não esteja em uso.


Calhas: sempre verificar se estão obstruídas, limpar com maior frequência.


Materiais de construção e pneus: armazenar em locais cobertos e não deixar água a acumular no interior dos objetos.


Garrafas: sempre viradas para baixo.


Caixa d’água: nunca deixar destampada.


Vasos de plantas: o ideal é não utilizar o pratinho, mas se utilizar encher até a borda com areia.


Bromélia: uma vez por semana dar um jato forte de água em cima da planta se for plantada no chão. Se for em vasinho, retirar a água parada.


Folhas de coqueiros e de bananeiras com formato côncavo: uma vez por semana retirar do terreno, podendo queimar ou quebrar e descartar no lixo, dentro de uma sacola fechada.


Lixo: utilizar sacos plásticos bem resistentes e colocar em uma lixeira sempre próximo do horário da coleta.



Em caso de denuncia telefone/watts (48) 99989-3620.


Fonte: Vigilância Epidemiologia de Braço do Norte
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia