Ouça a entrevista da gerente de saúde de Tubarão, Chaiana Marcon
Todos os anos, o mundo para em 1º de dezembro para lembrar de uma doença que também infecta milhões de pessoas em todo planeta: a Aids.
Neste ano, no entanto, o Dia Mundial contra a AIDS será reservado também para lembrar da importância da realização do diagnóstico precoce, já que devido à pandemia do novo coronavírus muitas pessoas deixaram de procurar os serviços de saúde para fazer o exame de HIV.
Em Tubarão, o Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES) vai realizar, no mês de dezembro, testes rápidos como estratégia de ampliar a oferta e o acesso à população. Os testes serão feitos mediante agendamento, respeitando as orientações de enfrentamento à pandemia. O agendamento para testes e para demais informações sobre a doença pode ser feito pelos telefones: 3622-5125 / 3632-2693 ou WhatsApp 9-8425-0274.
Confira a entrevista desta manhã, no programa Hashtag, da Hiper FM com a gerente de saúde do município, Chaiana Marcon. Além de todas as recomendações de prevenção, coquetel, e dados da região, ela contou sobre uma novidade para o próximo ano, um ambulatório pré-exposição para atender exclusivamente o profissionais do sexo e LGBTS.
Ouça:
https://anchor.fm/hora-hiper/episodes/Programa-Hashtag-01-de-Dezembro---Chaiana-Marcon---Gerente-de-Sade-de-Tubaro-en7fs5/a-a40h71l
Dados regionais
Números atualizados pela Regional de Saúde de Tubarão, em 13 de novembro de 2020, indicam que há um declínio no número de casos, tanto no estado de Santa Catarina, quanto na Regional de Saúde de Tubarão. Em 2019, foram diagnosticados, na Regional de Tubarão, 162 novos casos de HIV/Aids, já até novembro de 2020, foram registrados 90 casos novos. Em Santa Catarina, o índice de novos casos caiu de 3.307 em 2019, para 1.760 novos casos registrados até novembro. A redução do registro de novos casos é, em parte, atribuída ao fato das pessoas terem deixado de procurar as unidades de saúde, por causa da pandemia. Um dado que chama a atenção no perfil epidemiológico da Aids é a alta taxa de incidência de Aids na faixa etária entre 30 e 39 anos. A população desta idade é responsável por 29,5% de todos os novos casos diagnosticados em Santa Catarina e 33% do número de casos novos da Regional de Saúde de Tubarão.