Segunda, 22 de abril de 2024
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
04/03/2024 08h24

Devido aos trabalhos de combate a dengue, Laboratório de Entomologia é reativado em Capivari de Baixo

A estrutura seguirá com uma resposta mais rápida na análise de larvas coletadas nas residências dos munícipes.

O trabalho preventivo de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Chikungunya, zika e febre amarela, terá um reforço importante no município a partir desta segunda-feira (4) Após um mês desativado, a Vigilância em Saúde retomará os serviços no Laboratório de Entomologia.

Conforme a técnica em agente de endemias e laboratorista, Tatiana Pereira Farias, com a nova estrutura em funcionamento, Capivari de Baixo, seguirá com uma resposta mais rápida na análise de larvas coletadas nas residências dos munícipes. “Com a nova estrutura, poderemos continuar com o processo de combate aos focos imediatamente na cidade”, enfatiza.

O novo espaço será anexo à Secretaria de Saúde. Tatiana destaca que é importante que os moradores possam revisar diariamente os seus terrenos. Segundo ela, manter a limpeza do seu quintal faz toda a diferença.



 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cuidados como a retirada dos pratinhos de plantas e a lavagem desses objetos com esponja. A profissional da área da saúde conta que os ovos do mosquito podem ficar até um ano em local seco e logo após, adquirir umidade e começar o seu ciclo novamente.

Redobrar cuidados com os potes de água dos cachorros e gatos, verificar calhas e analisar o fundo da geladeira, neste local há um depósito com água. “É necessário o tratamento de piscinas, manter os pneus em local seguro, garrafas de boca para baixo entre outras medidas importantes”, observa.

As agentes de endemias e de Vigilância em Saúde têm intensificado as visitas em residências de diversos bairros do município. A ação tem como objetivo orientar os moradores e verificar se nos terrenos há possíveis criadouros do Aedes aegypti. Capivari de Baixo não tem nenhum caso confirmado de dengue até o momento e o trabalho é preventivo tem se mostrado eficaz.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.