A vacinação dos animais segue sendo a principal forma de prevenção e de contenção da propagação da doença
Imagem: reprodução /Prefeitura de São Bento do Sul
Foi confirmada pela Vigilância Sanitária de São Bento do Sul, nesta sexta-feira (12), o caso de raiva animal em um bovino no município. A ocorrência foi registrada na localidade de Rio das Pacas/Sertãozinho e a confirmação se deu por meio de exame laboratorial realizado em um animal que morreu na propriedade.
Nos bovinos, a raiva costuma se manifestar na forma paralítica, com sintomas como mudança de comportamento — incluindo isolamento ou agressividade —, salivação excessiva e espumosa, dificuldade para engolir, andar cambaleante, tremores e paralisia progressiva, principalmente nos membros traseiros. Também podem ocorrer mugido rouco, ranger de dentes e movimentos involuntários de pedalagem. A evolução da doença é rápida e leva à morte.
Em cães e gatos, a enfermidade geralmente ocorre na forma furiosa, caracterizada por comportamento agressivo ou assustado, salivação intensa, busca por locais escuros e ataques a pessoas ou outros animais, igualmente evoluindo para óbito.
A raiva é uma zoonose grave e fatal. Diante da observação de sintomas compatíveis, a orientação é notificar imediatamente a autoridade veterinária municipal para que sejam adotadas as medidas de diagnóstico e controle.
A vacinação dos animais segue sendo a principal forma de prevenção e de contenção da propagação da doença. Em casos de mordeduras ou arranhaduras, a recomendação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.